Título: VARIG PODE FICAR HOJE SEM PRESIDENTE
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 06/07/2005, Economia, p. 28

Empresa nega mas mercado dá como certa saída de Henrique Neves

Uma reunião marcada para hoje entre os membros do Conselho de Administração da Varig deverá sacramentar a saída do presidente da companhia, Henrique Neves, do cargo, conforme antecipou ontem Ancelmo Gois, em sua coluna no GLOBO. Em nota oficial, a Varig nega que Henrique Neves deixará a função, mas fontes do mercado já dão como certa a saída do executivo, que assumiu a função em maio, no lugar de Carlos Luiz Martins. Com a saída de Henrique Neves, a Varig soma sete nomes de executivos que já ocuparam a cadeira da presidência desde 1996.

Omar Carneiro da Cunha, um dos membros do atual Conselho de Administração da companhia, é o nome cotado para assumir o cargo, segundo fontes do setor. O próprio Omar, no entanto, afirma que Henrique Neves continua à frente da Varig.

- Henrique Neves é o presidente da companhia e tudo não passa de especulações. Ele (Neves) esteve afastado da empresa por motivo de doença mas volta amanhã (hoje) ao seu posto - afirma Carneiro da Cunha.

Hoje também está marcada uma reunião do Conselho de Administração da empresa, no Rio. Fontes ligadas à empresa afirmam que o assunto da reunião será, justamente, a saída de Neves, por divergências internas.

A assessoria de imprensa da Varig limitou-se a informar que, após a reunião, será divulgada uma nota oficial, com as "deliberações da reunião".

Fontes do setor afirmam que existe um racha entre o Conselho de Administração da Varig e o Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta (FRB), controladora da empresa, que está em processo de recuperação judicial.

Segundo uma fonte, os sete curadores da Varig participaram ontem de uma longa conferência por telefone, onde o assunto principal foi a insatisfação com os rumos da companhia e a falta de experiência dos executivos para cuidar dos negócios relacionados ao setor aéreo.

Controladora quer executivo de carreira no cargo

Segundo a mesma fonte, os curadores da FRB teriam manifestado o interesse de colocar na presidência da Varig um executivo de carreira da companhia.

- O racha entre as duas forças da empresa já está instalado. Na avaliação dos curadores, o Conselho de Administração foi escolhido para cuidar da situação financeira da empresa, com a renegociação de dívidas com os principais credores, e encontrar investidores, o que até agora não aconteceu. Mas não são executivos aptos para administrar o dia-a-dia da empresa. Eles (os curadores) querem uma pessoa da Varig para administrar a companhia - diz a fonte.

www.oglobo.com.br/boaviagemonline

Legenda da foto: AVIÃO DA Varig parado no aeroporto de Guarulhos: indefinição continua