Título: EMENDA DE JEFFERSON PIOR QUE O SONETO
Autor: Adriana Vasconcelos/Evandro Éboli/Maria Lima
Fonte: O Globo, 08/07/2005, O País, p. 4

Retratação de acusações provoca confusão na CPI

BRASÍLIA. Mesmo recuando nas acusações feitas no "Programa do Jô", levantando suspeita sobre a participação de integrantes da CPI dos Correios no mensalão, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) voltou a acirrar os ânimos da comissão. Ele questionou a autoridade moral dos petistas para julgá-lo e acusou a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) de não ter isenção por ser integrante da executiva do PT, acusada por ele de pagar o mensalão por meio de Delúbio Soares. Ao ler o texto, Ideli entendeu que estava sendo acusada de pagar o mensalão:

- É inadmissível que essa nota seja lida em plenário e coloque sob suspeição todos os parlamentares do PT. A CPI vai admitir essa acusação feita contra mim? Exijo uma acareação imediata com o deputado Roberto Jefferson! Ele não pode continuar achincalhando o Congresso Nacional sem apresentar uma única prova - protestou Ideli, aos berros.

Descontrolado, o senador Sibá Machado (PT-AC) também começou a gritar:

- Não aceito esse tipo de acusação de uma pessoa como o deputado Roberto Jefferson! E proponho que o meu partido se retire dessa comissão imediatamente.

O deputado Maurício Rands (PT-PE), então, pediu calma aos colegas.

- Em vez de nos retirarmos, melhor pedir ao presidente que encaminhe esse documento ao Conselho de Ética da Câmara como mais uma prova da quebra do decoro parlamentar do deputado Roberto Jefferson.

- Vamos fazer isso já - reagiu Delcídio.