Título: Sumiço de documento causa mal-estar na CPI
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 08/07/2005, O País, p. 12

Suspeita recai sobre parlamentares que tiveram acesso a relatório que trazia relação de saques feitos por Valério

BRASÍLIA. O desaparecimento de uma parte do relatório enviado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) provocou um mal-estar ontem na CPI dos Correios e acirrou ainda mais os ânimos entre oposição e governo. O documento já havia desaparecido desde terça-feira, mas ontem o assunto acabou sendo discutido numa reunião interna da comissão.

Apenas os assessores da CPI e os parlamentares que a integram tiveram acesso ao material. As suspeitas recaíram sobre os parlamentares que tiveram acesso aos documentos.

Apesar de evitar comentar o nome do suspeito, o presidente da CPI, Delcídio Amaral (PT-MS), disse que serão tomadas medidas para regulamentar o acesso aos documentos. Ontem, por exemplo, a chegada do material da Receita Federal com documentos referentes à quebra do sigilo fiscal do publicitário Marcos Valério e de suas empresas foi cercada de sigilo. Apenas dois assessores da comissão tiveram acesso aos documentos que só puderam ser vistos por parlamentares que também não podiam tirar cópias.

- Lamentavelmente, alguém pegou um documento que continha a relação de saques (feitos por Valério) e que fazia parte do relatório enviado pelo Coaf. Vamos fazer uma reunião para acertar procedimentos de acesso aos documentos. Vamos atuar com mão-de-ferro para evitar que isso aconteça novamente.

Legenda da foto: DELCÍDIO "Vamos fazer reunião para acertar procedimentos de acesso aos documentos. Vamos atuar commão-de-ferro"