Título: SARAIVA FELIPE AFIRMA QUE NÃO DEIXARÁ O PMDB
Autor: Cristiane Jungblut/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 08/07/2005, O País, p. 14

'Com tempo o partido entenderá a decisão', diz o novo ministro

BRASÍLIA. O futuro ministro da Saúde, Saraiva Felipe, disse ontem que não pretende se desligar do PMDB, como sugeriram governadores do partido. Filiado desde 1979 ao partido (ainda MDB), ele afirmou que não vê motivos para se desfiliar e que vai apenas deixar a secretaria-geral do PMDB. O novo ministro reagiu de forma bem humorada ao ser perguntado se não temia virar alvo de denúncias, como aconteceu com seus colegas no ministério. Primeiro, espantou-se e perguntou se os jornalistas sabiam de alguma denúncia contra ele. Depois, confessou:

- Não temo nada não. Fiquei cinco dias na chuva, fui bem esgravatado. Até esperei para ver se tinham algo contra mim que eu não sabia. Às vezes, é bom não ser rico - disse Saraiva. - Não podemos ser escravos e ter medo do denuncismo.

Saraiva disse que seu nome passou por órgãos de informação e que já exerceu cargos no Executivo municipal, estadual e federal. Inclusive no Ministério da Saúde. Ele fez ontem uma visita de cortesia ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), mas evitou falar como ministro justificando que ainda não tomou posse. Disse acreditar que, em breve, seu partido entenderá as razões para aceitar o convite do presidente Lula.

"O momento é de todos ajudarem o governo"

Para o deputado, a ameaça feita pelo presidente do partido, Michel Temer, de expulsar os peemedebistas que aceitarem a oferta feita por Lula será resolvida internamente. Ele pondera que o PMDB nunca foi um partido de radicalismo. E que não cabe falar em expulsão já que o resultado da convenção do partido que determina a saída dos peemedebistas dos cargos ainda está aguardando decisão judicial.

- Com o tempo o partido entenderá a nossa decisão. O momento é de todos ajudarem o governo e a governabilidade.

Saraiva foi irônico ao responder ao ataque feito pelo ex-governador Anthony Garotinho, que comparou-o a Joaquim Silvério dos Reis, o traidor da Inconfidência Mineira:

- Garotinho exacerbou. Mas eu, mineiramente, fico satisfeito em lembrar que já ouvi Leonel Brizola dizer o mesmo dele.

O novo ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB-MG), não comentou a pressão dos governadores.