Título: Futuro de Gushiken nas mãos de Lula
Autor: Cristiane Jungblut/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 08/07/2005, O País, p. 14

Ministro já pediu para sair mas aguarda chegada do presidente para conversa definitiva

BRASÍLIA. O ministro da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica (Secom), Luiz Gushiken, pôs seu cargo à disposição anteontem, como revelou O GLOBO, mas terá uma nova e definitiva conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua permanência ou não no governo. A amigos, Gushiken disse que quis deixar o presidente Lula "à vontade e de mãos livres" para fazer a reforma ministerial. Alvo de denúncias que envolvem sua relação com fundos de pensão e o crescimento de sua ex-empresa, a Globalprev, Gushiken se defendeu das acusações.

O presidente Lula afirmou que precisava amadurecer o assunto e que os dois voltariam a conversar hoje, quando ele estará de volta de sua viagem à Escócia e deverá anunciar novas mudanças no Ministério. Ontem, a decisão de Gushiken de sair do governo provocou um forte movimento de ministros petistas para que ele ficasse no cargo. Mas há um grupo que acredita que sua permanência, nesse momento de fogo cruzado, só causará mais desgaste ao governo e ao presidente Lula.

Lula tentará acertar hoje mudanças no Ministério

Hoje, Lula tentará fechar as mudanças no Ministério, mas decidiu adiar para a próxima segunda-feira, às 9h30m, a reunião ministerial que marcara para esta sexta-feira. Lula quer esperar a reunião do diretório nacional do PT durante o fim de semana. A possível saída do presidente do partido, José Genoino, poderá forçar o presidente Lula a deslocar algum ministro para assumir o comando da legenda.

No fim do dia ontem, Gushiken dizia a interlocutores que a decisão está com o presidente Lula. No encontro de quarta-feira, Gushiken disse a Lula que não havia qualquer irregularidade envolvendo a política de publicidade da Secom e que sua influência em assuntos de fundos de pensão era menor do que se pensava.

Na quarta-feira à noite, a decisão da saída de Gushiken era considerada certa, mas ontem tinha ministro petista propondo aposta em dinheiro como ele não sairá.

Hoje Lula dará posse, às 16h, aos novos ministros Silas Rondeau (Minas e Energia); Hélio Costa (Comunicações); e José Saraiva Felipe (Saúde).

www.oglobo.com.br/pais

Legenda da foto: GUSHIKEN: ministro negou irregularidade na publicidade da Secom