Título: POLÍCIA VAI USAR BALAS NUMERADAS AINDA ESTE ANO
Autor:
Fonte: O Globo, 08/07/2005, Rio, p. 21

Medida permitirá maior controle sobre as armas oficiais

O secretário de Segurança, Marcelo Itagiba, e a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) firmaram anteontem uma parceria com o objetivo de numerar todos os cartuchos de projéteis fornecidos para as polícias Civil e Militar do Rio. De acordo com o Estatuto do Desarmamento, os cartuchos para pistolas 40 e 45 deveriam estar sendo numerados desde janeiro passado. O procedimento deve ser adotado a partir de junho para as pistolas 9mm e 7,62, segundo Pablo Dreyfus, especialista em armas e coordenador de Pesquisa do Projeto de Controle de Armas do Viva Rio. A medida, segundo Itagiba, permitirá maior controle sobre a munição usada pelas polícias:

- Poderemos rastrear e identificar com mais facilidade as armas oficiais usadas pelos nossos policiais. Toda munição adquirida junto à CBC virá numerada ainda este ano.

Mesmo sem o uso de numeração nas balas, o delegado da 21ª DP (Bonsucesso), Jáder Amaral, disse ontem que o disparo que acertou Carlos Alberto da Silva na noite de domingo na Vila dos Pinheiros, na Maré, não partiu da arma da polícia. Silva estava num carro com um amigo e o filho de 11 anos, que morreu atingido na cabeça por um tiro de fuzil durante tiroteio da polícia com traficantes. Segundo o delegado, o projétil que acertou Silva era de calibre 9mm e os policiais, dentro do veículo blindado, só têm como atirar de fuzil. Em relação ao menor, a conclusão sobre de qual arma partiu o disparo será difícil. A bala atravessou o corpo sem deixar vestígios.