Título: CELULAR: PRAZO DE 18 MESES PARA BRT E TELECOM ITALIA
Autor:
Fonte: O Globo, 08/07/2005, Economia, p. 26

Empresas não poderão ter telefonia móvel nas mesmas áreas

BRASÍLIA. O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esclareceu ontem que as empresas Telecom Italia e Brasil Telecom (BrT) terão 18 meses para acabar com a sobreposição de seus serviços de telefonia móvel a partir do momento em que a Telecom Italia voltar ao controle acionário da BrT. As operadoras de celular BrT GSM e TIM atendem a uma mesma área de cobertura apesar de terem em seus blocos de controle a Telecom Italia. Isso é proibido por inibir a competição.

A Telecom Italia entendia que os 18 meses começaram a ser contados em janeiro de 2004, o que significa que o prazo venceria este mês. Mas, segundo a Anatel, como a Telecom Italia ainda não voltou efetivamente ao controle acionário da BrT, devido às brigas com os fundos de pensão e o Citigroup, o prazo ainda não começou a valer.

Em 2002, a Telecom Italia saiu do controle da BrT pois queria operar telefonia móvel no Brasil, o que só poderia após cumprir uma série de metas. Quando elas fossem cumpridas, voltaria ao controle da companhia. Posteriormente, a BrT também começou a operar telefonia móvel. (Martha Beck)