Título: SETOR DE AVIAÇÃO CRESCEU 17% EM JUNHO
Autor: Érica Ribeiro
Fonte: O Globo, 08/07/2005, Economia, p. 29

TAM lidera mercado doméstico com 42,55%. Gol fica em segundo lugar

A TAM continua na liderança no mercado doméstico de aviação (vôos nacionais), com 42,55%, apesar da queda na comparação com o mês de maio, quando tinha 43,16% de participação. Os dados foram divulgados ontem pelo Departamento de Aviação Civil (DAC). A Gol ficou com o segundo lugar, com 28,77% dos vôos domésticos (em maio o percentual era de 27,61%) e a Varig voltou a registrar queda de participação, com 25,97% do mercado, contra 26,87% no mês passado.

Nos vôos internacionais, a Varig continua líder, mas já apresenta percentual abaixo de 80%. Em junho, a participação nos vôos internacionais foi de 79,70%, contra 81,33% de maio. A TAM ficou em segundo, com 18,16% em junho (em maio era 16,75%). A Gol ficou com 2,11% do mercado internacional em junho, contra 1,89% de maio.

O setor aéreo brasileiro registrou crescimento de 17% no mês de junho nas linhas domésticas e 6,4% nas internacionais. No acumulado do primeiro semestre de 2005, a expansão chega a 14,5% nos vôos domésticos e 11,5% nos internacionais.

Varig: BR e GE vão à Justiça tentar obter recebíveis

A GE Rio Revisão de Motores Aeronáuticos e a BR Distribuidora entraram na Justiça do Rio com pedidos de liminar para garantir recebíveis da Varig. A GE tentou e conseguiu, em parte. O desembargador Jair Pontes de Almeida, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, determinou o bloqueio provisório em conta vinculada de garantias a serviços prestados pela GE à Varig. De acordo com o advogado da Varig, Sérgio Bermudes, a empresa já recorreu da decisão.

- A GE não recebe e a Varig não mexe nos valores, cerca de R$2 milhões. A decisão foi inadvertida. Não existe penhor, a empresa está em recuperação judicial e os valores são recebíveis - afirma Bermudes.

A BR Distribuidora, que cobra recebíveis no valor de R$40 milhões, teve o pedido de liminar negado pelo desembargador Reinaldo Pinto Alberto Filho, também da 4ª Câmara Cível do TJ do Rio.

- Estas empresas querem os recebíveis para abater da dívida que a Varig tem com elas, dívida esta que está hoje sujeita ao processo de recuperação judicial - diz Bermudes.

inclui quadro: a participação de cada uma / crescimento médio do setor / tam / gol / varig