Título: Segurança reforçada em toda Europa
Autor:
Fonte: O Globo, 08/07/2005, O Mundo, p. 33

Itália e Dinamarca, ameaçados por terroristas, preocupam-se com ataques

ROMA. Uma onda de temor de que ataques similares aos de Londres ocorressem em outros países fez com que praticamente todas as nações da Europa, além de Canadá e Austrália, adotassem medidas excepcionais de segurança ontem. Entre os Estados mais preocupados estavam Itália e Dinamarca, que foram citados nominalmente no comunicado divulgado pelo grupo que assumiu os atentados na capital do Reino Unido como possíveis alvos de novas ações terroristas.

"Advertimos os governos de Dinamarca e Itália, e a todos os cruzados, que conhecerão a mesma sorte do Reino Unido se não retirarem suas tropas do Iraque e do Afeganistão", disse a mensagem divulgada pelo Grupo Secreto da Jihad da al-Qaeda na Europa.

Na Itália, polícia e Forças Armadas reforçaram a vigilância em locais em que há grande número de pessoas. A segurança nos aeroportos foi colocada no nível máximo.

Espanha se solidariza com drama do povo britânico

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, em entrevista concedida na Escócia, onde participa da reunião do G-8, afirmou que seu país corre riscos. A Itália é o país com o maior número de soldados no Iraque depois de Estados Unidos e Reino Unido, com três mil militares.

- Corremos riscos porque estamos na linha de frente da defesa da liberdade e da democracia. Assim, estamos expostos à atenção de organizações terroristas e criminosas - disse Berlusconi.

Medidas especiais de segurança foram também adotadas na Dinamarca, mas o governo garantiu que não retirará suas tropas do Iraque.

- O governo dinamarquês não tem qualquer intenção de mudar sua política. Não vamos ceder a terroristas - disse o vice-primeiro-ministro Bendt Bendtsen, que ocupa o cargo de chefe de governo durante as férias do premier Anders Fogh Rasmussen.

França, Holanda e Espanha elevaram os níveis de alerta. Em Paris, por exemplo, todas as lixeiras dos metrôs da cidade foram seladas.

Em Madri, além da elevação dos níveis segurança, uma onda de solidariedade aos londrinos pôde ser sentida. Os programas matinais de televisão foram todos substituídos por imagens dos ataques de Londres, e pessoas com olhares sombrios pararam diante de lojas de eletrodomésticos para ver a cobertura. O presidente do governo espanhol, José Luis Zapatero, ofereceu ajuda ao governo britânico, citando a experiência do país em investigação de terrorismo depois do ataques de 11 de março de 2004, que mataram 191 pessoas.

- Nós, espanhóis, conhecemos o sofrimento que agora afeta o povo britânico.

Holanda e Bélgica reforçaram seus postos de fronteira. Na Alemanha, policiais aumentaram a segurança em estações de trem e no metrô de Berlim. Na Polônia, estações de ônibus e trem, aeroportos e o metrô de Varsóvia foram vigiados por policiais e soldados depois dos ataques em Londres.

Rússia, República Tcheca, Hungria e Romênia também elevaram o nível de alerta contra o terrorismo ontem, assim como Canadá e Austrália.

Legenda da foto: UM POLICIAL checa os documentos de um pedestre em Moscou