Título: FURACÃO DENNIS GANHA FORÇA E AVANÇA PELO CARIBE EM DIREÇÃO AOS EUA
Autor:
Fonte: O Globo, 08/07/2005, O Mundo/Ciencia e Vida, p. 35

Fenômeno de nível dois tem ventos de até 165 quilômetros por hora

MIAMI. Cuba e Estados Unidos estão em alerta por causa do furacão Dennis, que ganhou força ontem e ruma em direção à Flórida. Com ventos de 165 quilômetros por hora, o fenômeno, considerado de nível dois (numa escala de um a cinco) pelos meteorologistas, inundou 800 casas na República Dominicana, quando ainda era somente uma tempestade tropical.

Em Cuba, o governo já levou cerca de 20 mil pessoas de cidades do Sul do país para abrigos. Segundo o chefe do Departamento de Prognósticos do Instituto de Meteorologia de Cuba, Jos Rubiera, a velocidade e as características de Dennis levam a crer que várias regiões do país poderão ser severamente atingidas pelos fortes ventos.

- Os ventos se tornaram mais fortes, passaram de 150 para 165 quilômetros por hora. Por isso, achamos que várias regiões do país podem ser seriamente afetadas. Já iniciamos procedimentos de emergência - disse.

Cientistas dizem que ventos devem ficar mais fortes

Na Flórida, que está em estado de emergência, prefeituras de cidades costeiras e serviços de emergência iniciaram a retirada de turistas de locais considerados de alto risco.

- Estamos tomando todas as medidas necessárias para minimizar os prejuízos e diminuir o número de vítimas - disse o governador da Flórida, Jeb Bush.

De acordo com os cientistas do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, há uma grande possibilidade de que ao passar por Cuba Dennis se torne ainda mais forte, chegando ao nível 3, o que faria com que os piores efeitos fossem sentidos no Sul dos Estados Unidos.

"É provável que os ventos fiquem mais fortes nas próximas horas, atingido 175 quilômetros por hora, o que põe em risco as populações de várias regiões da Flórida", informou um boletim divulgado ontem.

Dennis é o primeiro furacão deste ano na região. Ano passado, a Flórida foi atingida por quatro grandes furacões.

Legenda da foto: IMAGEM DE satélite mostra o furacão Dennis sobre o caribe: Cuba e Estados Unidos estão em alerta