Título: CPI voltará a votar quebra de sigilo de petistas
Autor: Maria Lima e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 09/07/2005, O País, p. 8

Aliados e oposição vão travar batalha sobre o pedido de abertura das contas da cúpula do PT na próxima semana

BRASÍLIA. A CPI dos Correios vai voltar a botar em votação a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico do ex-ministro José Dirceu, do presidente do PT, José Genoino, do ex-tesoureiro Delúbio Soares e do ex-secretário geral do PT Sílvio Pereira.

Para evitar o desgaste político de ter o sigilo quebrado, os quatro enviaram faxes à comissão autorizando a abertura das informações. Mas a oposição, com o apoio do presidente da CPI, Delcídio Amaral (PT-MS), entende que pode haver problemas jurídicos, e quer a votação para formalizar o gesto.

O embate mais duro entre petistas e oposição se dará na votação da quebra do sigilo do PT, na próxima semana. Com a abertura das contas do partido, vão ser investigados todos os empréstimos, destinação dos recursos, relação com empresas privadas e públicas e com partidos e parlamentares. Uma das linhas de investigação será averiguar se esses empréstimos bancários sem garantia não são uma forma de lavar restos de campanha.

- A votação da quebra do sigilo do PT vai ser uma guerra, porque é o mais polêmico. Vamos poder ver os caminhos da movimentação, da origem e destino dessa dinheirama toda que passou pelo PT - disse o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA).

- Vai ser uma confusão danada. Com as contas do PT abertas, poderemos averiguar se as dívidas realmente existem, se os empréstimos aconteceram de fato e como se deu o ingresso desses recursos na contabilidade do PT - explicou o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).

Diretores dos Correios serão ouvidos na próxima semana

No início da próxima semana, Delcídio Amaral vai apresentar uma agenda de trabalho para as próximas semanas. Como estão aparecendo várias vertentes de investigação, ele vai propor a criação de várias subrelatorias para subsidiar o trabalho do relator Osmar Serraglio (PMDB-PR). Na terça e quarta-feiras, serão ouvidos os diretores dos Correios, e os dirigentes da empresa de correio aéreo noturno Skymaster. A oposição vai insistir para que já na próxima quinta-feira seja ouvido Delúbio Soares. Delcídio prometeu que até o dia 20 ele marca os depoimentos de Sílvio Pereira, José Genoino e José Dirceu.