Título: MANGUINHOS COMEÇA A PARAR NO FIM DESTE MÊS
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 09/07/2005, Economia, p. 27

Defasagem entre preços domésticos e internacionais do petróleo causa prejuízo mensal de R$5 milhões à empresa

No fim deste mês a Refinaria de Manguinhos, situada na Avenida Brasil, em São Cristóvão, vai iniciar o processo de parada de produção de derivados, principalmente de gasolina e óleo diesel. A notícia, publicada ontem na coluna de Ancelmo Gois, no GLOBO, foi confirmada pelo diretor de Relações Institucionais de Manguinhos, Marcus Vasconcelos, que garantiu, contudo, que a refinaria não vai ser fechada.

O executivo explicou que a decisão tem o objetivo de estancar prejuízos mensais de R$5 milhões, que a empresa vinha tendo devido à defasagem dos preços dos combustíveis no mercado brasileiro em relação ao mercado internacional. Segundo Vasconcelos a gasolina vendida no país está 30% mais barata, e o óleo diesel, com o preço 16% mais baixo.

País tem apenas duas refinarias privadas

A Refinaria de Manguinhos foi criada em 1954 e é controlada pelos grupos nacional Peixoto de Castro e o espanhol Repsol. Ela e a Ipiranga, no Sul, são as únicas refinarias privadas do país. O diretor de Manguinhos garantiu que a unidade não será fechada nem haverá demissões entre seus 334 empregados.

- Nós pretendemos incrementar as outras atividades, como a distribuição de combustíveis e a prestação de serviços de logística - explicou Vasconcelos.

Manguinhos tem capacidade para produzir 16 mil barris diários de derivados, mas atualmente está processando apenas nove mil barris por dia. A refinaria era responsável por cerca de 25% da gasolina consumida no Estado do Rio, com cerca de 25 milhões de litros mensais. A unidade também produzia cerca de 20% do diesel consumido no Estado, ou seja, cerca de 9 milhões de litros mensais.

A Refinaria Ipiranga também enfrenta os mesmos problemas. A unidade, que tem capacidade para processar 17 mil barris diários, primeiro reduziu em 40% a produção. Em abril, parou o refino, voltando no mês seguinte. Agora, informou que tem petróleo para produzir derivados até meados de agosto.

Legenda da foto: MANGUINHOS, ENCRAVADA na Avenida Brasil, fará outros serviços