Título: Rainha: 'Não mudarão nosso modo de vida'
Autor:
Fonte: O Globo, 09/07/2005, O Mundo, p. 32

Elizabeth II, Charles e Camilla visitam vítimas dos atentados nos hospitais de Londres

LONDRES. A família real britânica saiu em campo ontem para prestar sua solidariedade às vítimas dos atentados de quinta-feira no transporte público de Londres e mostrar a resolução dos londrinos de seguirem adiante em sua rotina a despeito das ameaças do terror. Separadamente, a rainha Elizabeth II e o príncipe Charles e sua mulher, Camilla Parker Bowles, estiveram em hospitais da capital e conversaram com os feridos.

Em visita ao Hospital Real de Londres, em Whitechapel, num discurso incomumente direto, a soberana classificou os ataques de indignos e elogiou a determinação dos moradores de Londres a manterem a normalidade de suas vidas.

- Esta é a nossa resposta a esse ultraje. Aqueles que perpetraram esses atos brutais contra pessoas inocentes devem saber que não mudarão nosso modo de vida - disse ela, aplaudida ao entrar na cantina do hospital, onde falou aos funcionários. - Atrocidades como estas simplesmente reforçam nosso senso de comunidade, nossa condição humana e nossa confiança no império da lei. Esta é a mensagem clara de todos nós.

Elizabeth II expressou sua solidariedades às vítimas e a suas famílias e agradeceu ao pessoal de socorro, que tem trabalhado duro desde os atentados.

- Vocês têm o respeito de todos nós - disse.

Durante a II Guerra, família real ficou em Londres

Durante sua visita de 45 minutos, a rainha falou com o dançarino Bruce Lait, de 32 anos, que teve perfuração do tímpano e feridas no rosto na primeira explosão no metrô. Elizabeth II expressou votos de que ele possa continuar a dançar após deixar o hospital. Já Charles e Camilla visitaram o Hospital de Santa Maria, em Paddington.

A rainha lembrou que os de sua geração "são bem familiarizados com atos de terror". A soberana tinha 13 anos quando estourou a Segunda Guerra Mundial, em 1939, e esteve em Londres durante os ataques alemães, quando o rei George VI fez questão de que a família real partilhasse o perigo que corriam os londrinos.

Legenda da foto: ELIZABETH II cumprimenta o dançarino Bruce Lait no hospital