Título: LISTA COMPLETA DOS TELEFONES DO PODER PETISTA
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 10/07/2005, O País, p. 13

Números de ministros e de presidentes de estatais estão anotados

BRASÍLIA. Os números do antigo gabinete do ex-ministro José Dirceu no Palácio do Planalto também estão na agenda do publicitário Marcos Valério. O telefone do aparelho celular do secretário-adjunto da Secretaria de Comunicação do Governo, Marcus Flora, também. Os números da casa e do celular do ministro do Turismo, o petebista mineiro Walfrido Mares Guia, estão incluídos na lista do publicitário. O telefone do gabinete deixado por Humberto Costa na sexta-feira também faz parte da agenda.

Na área de interesse dos negócios de Valério no governo federal, fazem parte ainda da agenda do publicitário os números pessoais do diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, e do ex-presidente do Banco Popular, Ivan Guimarães, que foi responsável pelo braço de crédito para pessoas de baixa renda do BB. O presidente da Casa da Moeda, o petista Manoel Severino, com quem Valério admitiu ter se reunido para tratar de interesses eleitorais do PT fluminense, também faz parte da lista.

Números das casas de caciques tucanos

Entre os dirigentes partidá rios, além dos petistas Delúbio Soares e Silvio Pereira, licenciados do partido, o tesoureiro do PL, Jacinto Lamas, também tem o seu número de telefone entre os contatos de Valério. Os tucanos também estão entre os interlocutores de Valério. Ele tem em sua agenda os números da casa do ex-ministro Pimenta da Veiga, do celular do presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG) e do gabinete do governador Aécio Neves. O telefone do gabinete do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) no Senado também está na agenda de Valério.

Constam ainda da lista dois prefeitos de cidades mineiras: Odelmo Leão (Uberlândia) e o ex-ministro Anderson Adauto (Uberaba). E o ex-prefeito de Contagem (MG) Ademir Lucas.

Afastado pelo Ministério da Fazenda do seu cargo no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro depois que O GLOBO revelou a sua ligação com o publicitário mineiro, o procurador da fazenda Glênio Guedes também tem os seus números de telefone no Rio de Janeiro registrados na agenda ao lado de um endereço de e-mail, um dos poucos que estão anotados no documento.

Agenda foi entregue por Fernanda Karina à CPI

Entre os deputados estaduais listados na agenda estão o vice-presidente nacional do PTB, Campos Machado (SP) e os mineiros Olavo Bilac Pinto Neto (PFL) e João Leite. A agenda faz referência também aos ex-deputados federais Duílio Pisaneschi, Oscar Andrade e Francisco Horta. A agenda é repleta também de telefones de pessoas importantes no governo.

A agenda de telefones é o segundo documento que Fernanda Karina apresentou ao Congresso para ajudar nas investigações contra seu ex-patrão. Outra agenda, a de compromissos, relaciona uma séria de encontros de Marcos Valério entre maio e dezembro de 2003.