Título: PARLAMENTARES NÃO DISPENSAM UM SHOWZINHO
Autor: Maria Lima e Lilian Fernandes
Fonte: O Globo, 10/07/2005, O País, p. 15

Senador Heráclito Fortes tem a sua `velhinha de Taubaté¿

BRASÍLIA e RIO. Como os participantes que se esmeram para aparecer bem nos reality shows, a maioria dos parlamentares não perde a oportunidade de um showzinho. As intervenções de Heloísa Helena, do senador Heráclito Fortes e dos deputados Eduardo Paes (PSDB-RJ), Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), Denise Frossard (PPS-RJ) e José Eduardo Cardozo (PT-SP) alcançam os maiores índices de popularidade.

O senador Heráclito Fortes, por suas intervenções bem-humoradas mas duras, é um dos campeões de correspondência. Além dos e-mails, ele recebe diariamente ligações de uma eleitora, dona Maria do Carmo, que lhe dá sugestões e comenta os rumos da CPI. Quinta-feira ela ligou para dizer que não era a ¿Velhinha de Taubaté¿ ¿ personagem de Luis Fernando Veríssimo que acreditava no governo João Figueiredo ¿, mas acreditava em Heráclito. Em uma sessão em que Suplicy falava sobre o filme ¿Aviador¿, ela ligou para Heráclito desesperada:

¿ Pelo amor de Deus, pede para ele parar de contar o filme, porque eu ainda não assisti...

O deputado Jamil Murad (PCdoB-MG) é um dos que se dirigem, quase sempre, diretamente aos telespectadores.

¿ Não estou falando para vocês, estou falando para os telespectadores, para a nação ¿ respondeu a um colega.

¿ Mas a TV agora está desligada, vossa excelência por favor se dirija à comissão ¿ avisou Heráclito.

Telespectadores protestam quando CPI sai do ar

Quando a TV Câmara ou Senado tira do ar a transmissão da CPI, os telespectadores ficam irritados e protestam. Foi o que aconteceu quando a CPI discutia a quebra de sigilo de todos os parlamentares e a transmissão foi suspensa.

A possibilidade de acompanhar cada lance deste jogo político pôs em evidência o trabalho das TVs Câmara e Senado, canais públicos captados por antenas parabólicas, UHF ou operadoras de TV por assinatura. Redes abertas e canais pagos estão faturando com o interesse do público pelo que se passa em Brasília. O programa ¿Roda viva¿, da TV Cultura, dobrou sua audiência nas segundas-feiras em que recebeu Roberto Jefferson e o presidente do PT, José Genoino. O mesmo aconteceu com o ¿Canal livre¿, da Bandeirantes, quando Jefferson esteve lá. Na terça-feira, no ¿Programa do Jô¿, quando chegou a cantar ¿Nervos de aço¿, o deputado fez a audiência da Globo subir de 9% para 12%, de madrugada.

Criada em 1996, a TV Senado tem alcance potencial de 44 milhões de espectadores. A TV Câmara, lançada dois anos depois, estima em 70 milhões de pessoas seu público potencial.