Título: PACIENTE VIRA HÓSPEDE EM HOSPITAIS PARTICULARES
Autor: Laura Antunes
Fonte: O Globo, 10/07/2005, Rio, p. 25

Doentes e acompanhantes já têm à disposição serviço de quarto, cardápio especial, manicure e até costureira

Ninguém está ali porque quer. Mas, se a situação exige, por que não torná-la o menos estressante possível? Hospitais particulares do Rio buscaram inspiração na infra-estrutura hoteleira para ajudar seus pacientes e acompanhantes a suportar os inevitáveis períodos de internação. O serviço de quarto com padrão de hotel é um dos mimos aperfeiçoados: basta o paciente telefonar para a recepção que receberá, por exemplo, a revista ou o jornal (até estrangeiros) que desejar. Os serviços de manicure, maquiador, costureira e outros profissionais também estão à disposição.

Até pratos requintados ¿ nesse caso para os acompanhantes ¿ podem ser solicitados. O hospital entrará em contato com o restaurante desejado e fará o pedido. Pensando nos empresários que não podem se desligar do trabalho mesmo durante a internação, algumas suítes dispõem de acesso à internet para computadores portáteis.

Profissionais têm experiência em hotelaria

Apenas oferecer equipamentos de última geração ou profissionais gabaritados parece não bastar para os pacientes exigentes. A rede D¿Or, a Clínica São Vicente e a Casa de Saúde São José já mantêm profissionais com experiência em hotelaria. Mas os estabelecimentos de saúde garantem que os mimos não pesam no bolso dos pacientes na hora de pagar a conta.

Até a comida de hospital deixou de ser sinônimo para comida sem graça. Excluídos os pacientes com dietas especiais, os hospitais passaram a oferecer bufês com pratos variados e cafeterias. Na Clínica São Vicente, a chef Laura Pederneiras assina o cardápio destinado aos acompanhantes e visitas. Mas quem quiser pode encomendar a refeição no restaurante preferido que a clínica providencia a entrega.

No lugar do paciente, o hóspede. Os termos internação e alta foram substituídos por check in e check out (expressões usadas nos hotéis para registrar, respectivamente, a entrada e a saída) no Hospital Barra D¿Or, que tem oito funcionários do ramo. Como primeira providência, houve mudança de visual dos uniformes dos funcionários da recepção e arrumadeiras.

Como num hotel, as pacientes recebem na entrada um kit beleza (xampu, sabonete, escova, pasta de dente etc). Para os recém-nascidos, talco, loção e outros itens de higiene. Nos quartos, o hospital oferece o Canal Mulher, com programas para o público feminino.

¿ Ao contrário de um hotel, ninguém se hospeda num hospital por prazer. Por isso, a proposta é tornar esse período o mais confortável possível. Dentro dessa mentalidade, instituímos serviço de hotelaria ¿ explica a gerente de administração do Barra D¿Or, Maria de Fátima Martins.

Na São Vicente, uma equipe também se esmera em tornar menos estressante o período de internação. O diretor-presidente da clínica, Luiz Roberto Londres, diz que a intenção é estabelecer um vínculo com o paciente e criar um ambiente de cordialidade. Esse tratamento diferenciado inclui até surpreender o paciente com um bolo de aniversário, por exemplo. Longe do visual de um hospital, os quartos são equipados com TVs a cabo, frigobar e conexão para computadores.

Os acompanhantes também desfrutam dos mimos. Além do cardápio da chef Laura Pederneiras, eles podem tomar chá num solário com vista para o verde, que a São Vicente construiu. A clínica dispõe ainda de uma lista completa de salões de beleza, restaurantes, lavanderias, bancas de jornais e outros estabelecimentos que podem ser acionados caso seja o desejo do acompanhante ou até do paciente (as parturientes costuma solicitar serviço de beleza para receber as visitas).

Suítes têm TV a cabo e acesso à internet

Na Casa de Saúde São José, a gerente de hotelaria Rosa Guadagnini tem em mãos uma lista completa de estabelecimentos da região para atender aos pacientes e acompanhantes. As suítes são equipadas com TV a cabo e acesso à internet.

¿ As pacientes que acabam de ter bebê solicitam serviço de maquiagem, cabeleireiro ou manicure. Como não temos esse tipo de profissionais, procuramos na região. Apenas uma costureira faz parte da nossa equipe. Era para os uniformes dos nossos funcionários, mas ela já prestou alguns serviços para pacientes e acompanhantes ¿ conta Rosa, que cedeu um garçom da casa de saúde para que uma atriz, que acabara de ter filho, recebesse as visitas.

No Copa D´Or, a nutricionista Ivonete Melo coordena o setor de hotelaria. Os mimos são semelhantes aos da unidade da Barra. Na chegada, pacientes preenchem questionário do serviço de nutrição, no qual citam as preferências culinárias, que são preparadas na medida do possível, respeitando as restrições médicas. O Copa D´Or tem nove suítes vips com banheiro extra, em mármore de Carrara, e TV de 29 polegadas.