Título: Quando a caridade não basta
Autor: Ruben Berta
Fonte: O Globo, 10/07/2005, O Globo/Caderno Especial, p. 1

Numa noite fria, Maiara com o filho de 1 mês nos braços despertou compaixão

Pela temperatura mínima de 14,9 graus registrada no Alto da Boa Vista em 17 de julho de 2002, é possível imaginar como era frio o fim de noite para quem estava embaixo daquele viaduto próximo ao estádio do Maracanã. Com apenas um pedaço de papelão entre o chão e ela, ali estava Maiara, com 15 anos, a companheira Ana Paula e o pequeno filho, com 1 mês de idade. Atrás do vidro do carro, o dono de uma creche na Tijuca Fernando de Oliveira Garcia, a filha Fernanda e o supervisor financeiro José Luiz Fernandes assistiam atônitos à cena.

¿ Paramos o carro e ficamos dez minutos calados, tentando pensar no que iríamos fazer ¿ diz José Luiz.

Na época, os três faziam parte de um grupo de voluntários que não contava com mais de meia dúzia de membros. Diante de um bebê de 1 mês, não foi possível seguir com a distribuição de cobertores naquele dia.

A primeira reação foi comprar comida num supermercado próximo, mas no mesmo dia Fernando levou Ana Paula, Maiara e o filho para dormirem na sua creche. No dia seguinte, ele foi ao cartório para providenciar o registro do bebê, enquanto José Luiz conseguia vagas no abrigo Centro Luz de Escol, em Nova Iguaçu.

Por quatro meses, José Luiz, Fernando e Fernanda mantiveram contato com os três até receberem a notícia de que Maiara, levando o bebê, e Ana Paula haviam fugido do abrigo, em novembro de 2002. O administrador Jorge Mantilha informou que brigas teriam sido o motivo. Maiara deu outra versão:

¿ O diretor foi candidato a deputado estadual, não se elegeu e expulsou quase todos os menores de lá.

Em novembro de 2003, a Vigilância Sanitária interditou o abrigo, que acabou sendo reaberto após a prefeitura local se comprometer a ajudar na recuperação do espaço. No fim de 2004, foi a promotora da Infância e da Juventude de Nova Iguaçu Clisânger Ferreira quem entrou com uma representação administrativa contra Jorge Mantilha por causa de uma série de denúncias de maus-tratos. Ela informou na última quinta-feira que o processo foi arquivado após o afastamento de Mantilha da direção. Na sexta, no entanto, foi ele quem atendeu o telefonema do GLOBO identificando-se como administrador:

¿ Quando me candidatei a deputado estadual, gastei dinheiro em campanha e perdi muitos doadores. Vivemos praticamente só de doações e de convênios com entidades, como a ABC Trust, da Inglaterra, que paga a nossa parte técnica. Se causamos algum problema para a vida da Maiara, pedimos perdão.

Hoje, Fernando e José Luiz tentam uma reaproximação com Ana Paula e Maiara. Têm opiniões distintas sobre caridade: Fernando acha que a doação não resolve; José Luiz vê como o início de um caminho para sair das ruas.l