Título: `MEDIDAS PARA A OPINIÃO PÚBLICA VER¿
Autor: Soraya Aggege e Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 11/07/2005, O País, p. 3

Cientistas políticos afirmam que PT tenta mostrar mais transparência

A decisão da executiva do PT de criar uma agenda para controlar e dar transparência aos movimentos financeiros do partido está sendo vista por analistas como tentativa de dar satisfações à opinião pública. Segundo eles, o partido sente necessidade de mostrar que está tomando providências para garantir transparência. Segundo o cientista político da Uerj, Geraldo Tadeu Monteiro, o partido vive a crise mais grave de sua história, sendo atacado no seu ponto mais forte, que sempre foi o compromisso ético.

¿ É uma medida para a opinião pública ver. É como dizer: nós estamos fazendo alguma coisa. Resta a questão sobre a efetividade disto. Afinal, tudo que está sendo discutido hoje é dinheiro não declarado, ilícito. Será que o partido terá mecanismos que possam impedir os fluxos de dinheiro ilícito que circulam pelo país?

A executiva do PT estaria criando uma "contra-agenda"

Segundo o analista, ao criar um livro de controle financeiro a executiva do PT pretende criar uma "contra-agenda" em resposta à agenda da secretária Fernanda Karina Somaggio.

¿ Isto faz lembrar quando o Paulo Maluf disse que se alguém encontrasse dinheiro na sua conta bancária poderia pegar porque não era dele ¿ afirmou.

Sobre a decisão de que os ministros do partido ficam obrigados a prestar contas de suas ações no governo, Geraldo Tadeu afirmou que a medida pode trazer constrangimentos ao presidente da República:

¿ Se todos os partidos que estão no governo se acharem no direito de cobrar de seus ministros, isto acabará trazendo constrangimento ao presidente.

A cientista política Maria Celina de Araújo lembra que o momento político está exigindo do partido mais transparência.

¿ Isto mostra que o partido está tentando dar uma satisfação para o público. Se isto for para garantir transparência , ótimo. Mas vale lembrar que, em agendas, a gente escreve só o que quer.

A analista lembrou que a melhor maneira de contornar a crise é através da ética:

¿ Boas práticas políticas funcionam melhor do que agendas.