Título: Berzoini vai chefiar gabinete para evitar novos problemas
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 11/07/2005, O País, p. 5

Objetivo é melhorar imagem do partido e fortalecer as bancadas

SÃO PAULO. Em meio às denúncias de corrupção, o PT instituiu o chamado ¿gabinete de crise¿, uma comissão criada pela nova cúpula do partido que será chefiada pelo novo secretário-geral, Ricardo Berzoini, que deverá deixar o Ministério do Trabalho esta semana, especialmente para avaliar a dimensão dos estragos na imagem do partido, as melhores maneiras de defesa, além de acompanhar os trabalhos de investigação na CPI e fortalecer a coordenação das bancadas. Berzoini diz que situações adversas exigem atenção, tanto no setor público como no privado.

¿ Gabinete de crise é algo natural. É instalado quando há uma situação adversa, inclusive em empresas. É preciso coordenar a ação de todos os membros do partido, das bancadas e a participação do PT nas CPIs ¿ disse Berzoini, um dia depois de assumir o cargo antes ocupado por Sílvio Pereira, afastado da executiva nacional por causa das denúncias de que distribuiu cargos no governo entre petistas e aliados.

CPI será tratada com mais atenção por dirigentes

A CPI dos Correios, que investiga fraudes na estatal e tem tirado o sono dos petistas, deve ser tratada a partir de agora com mais atenção por novos dirigentes do PT.

¿ É preciso ordenar melhor a situação, principalmente na CPI dos Correios ¿ destacou o secretário de organização do PT, Gleber Naime.

Paralelamente ao funcionamento do gabinete de crise, o partido já começa a articular a comissão de ética que irá apurar as denúncias contra Sílvio Pereira e o ex-tesoureiro Delúbio Soares.

¿ Vamos criá-la (comissão) logo e começar a ouvi-los o quanto antes ¿ disse Ricardo Berzoini.

Não há, por enquanto, nomes destacados para compor a comissão de ética.

Sobre o grupo que pretende redesenhar a imagem do partido e ainda fortalecer a postura dos petistas nas bancadas e nas CPIs, também não foi decidido o período em que o grupo irá trabalhar em conjunto com a direção nacional. Sabe-se apenas que o gabinete será formado por técnicos do partido, e não por políticos.

Genoino diz que não será candidato nas eleições do PT

O PT, lembrou Ricardo Berzoini, já havia criado uma estrutura semelhante logo depois das denúncias feitas pelo deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e que deflagraram a maior crise enfrentada pelo partido e pelo governo Lula.

¿ Na verdade, vamos remodelar a estrutura existente diante da nova composição da executiva ¿ afirmou ele.

O grupo anterior era comandado por José Genoino, que anteontem deixou a presidência do PT.

O ex-presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou ontem ao GLOBO que não será mais candidato nas eleições do PT, que acontecem no dia 18 de setembro. A possibilidade de Genoino insistir na candidatura era considerada o único entrave à candidatura de Tarso Genro para a presidência do PT, em setembro.

¿ Está subentendido no meu afastamento que não sou mais candidato. Eu disse que agora sou apenas um militante e um cidadão ¿ disse Genoino ontem.