Título: João Paulo discutiu seus projetos com Valério
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 11/07/2005, O País, p. 8

Encontros coincidiram com período em que houve licitação na Câmara para escolher agência de publicidade

BRASÍLIA No primeiro ano em que presidiu a Câmara dos Deputados, o deputado João Paulo Cunha recorreu ao publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza para viabilizar sua intenção de se candidatar ao governo de São Paulo, no ano que vem. Enquanto a SMP&B, uma das agências de Valério, disputava licitação na Câmara, João Paulo se reuniu com Valério pelo menos três vezes para discutir seu projeto eleitoral. Entre junho de 2003 e abril de 2004, as agências de Valério fizeram parte de um ¿núcleo político¿ que tinha como principal objetivo viabilizar a candidatura de João Paulo ao governo paulista, fazendo campanhas para seus aliados, candidatos do PT na última eleição municipal.

Contatos freqüentes registrados na agenda

No início de 2003, Marcos Valério fez a campanha de João Paulo à presidência da Câmara dos Deputados e, em outubro do mesmo ano, a SMP&B venceu a licitação aberta pela Casa para a contratação de agência de publicidade. A agenda de Fernanda Karina Somaggio, ex-secretária de Valério, registra três encontros do publicitário com João Paulo ¿ em setembro e outubro de 2003, período em que a licitação da Câmara estava em fase decisiva. Em 3 de setembro, Valério tomou café da manhã com o então presidente da Câmara na residência oficial, em Brasília. No dia 15 foi publicado edital para a contratação de agência de publicidade na Câmara. No dia 17, a agenda menciona reunião de Valério com ¿Lula¿, referência a Luiz Costa Pinto na DNA, em Brasília, e ¿café com João¿.

Costa Pinto foi contratado como consultor de comunicação de João Paulo na Câmara. Ele confirmou que sua empresa, a Idéia Fatos e Textos, fazia parte desse ¿núcleo político¿, junto com as agências SMP&B e DNA, de Marcos Valério, o Instituto de Pesquisas Vox Populi e a Vitória Comunicação, do publicitário Paulo Vasconcelos, marqueteiro do governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

A agenda da secretária Fernanda Karina registra um café da manhã, em 20 de outubro de 2003, no Hotel Gran Mercure, em São Paulo, com a presença de João Paulo, Costa Pinto, Marcos Valério, Silvio Pereira e do tesoureiro do PT paulista, Antonio Santos, responsável pelas campanhas municipais no estado. Em 31 de outubro, onze dias depois desse encontro, foram entregues e conhecidas as propostas para a licitação da Câmara. A SMP&B foi declarada vencedora e ganhou um contrato inicial de um ano, no valor de R$9 milhões, assinado em 31 de dezembro de 2003. Em 2004 ele recebeu um aditivo e passou para R$10,9 milhões. Mais dois aditivos ¿ o último assinado já na gestão de Severino Cavalcanti ¿ elevaram seu valor para R$21,8 milhões e prorrogaram a vigência para 31 de dezembro de 2005.

Viagens também constam da agenda de Karina

A agenda de Fernanda Karina registra em 20 de outubro que as agências de Marcos Valério pagaram uma passagem de Costa Pinto de São Paulo a Belo Horizonte. Cada uma teria pago metade do bilhete, no valor de R$325. O jornalista confirmou que teve passagens pagas pela DNA e informou que também prestava consultoria à agência, no mesmo período em que trabalhava para João Paulo.

Marcos Coimbra, diretor do Instituto Vox Populi, confirmou que participou, no final de 2003, de reuniões com as agências de Marcos Valério para discutir as campanhas de candidatos do PT às prefeituras paulistas. Segundo ele, o projeto do grupo não se viabilizou.

Em 2004 o Instituto Vox Populi recebeu R$757 milhões da Câmara dos Deputados, através do contrato da SMP&B, como pagamento por oito pesquisas de opinião. Marcos Valério confirmou na CPI dos Correios que fez campanhas para candidatos do PT na última eleição municipal. João Paulo Cunha não quis comentar as reuniões com Valério.