Título: OMC TENTA ACORDO NO SETOR DE SERVIÇOS
Autor: Enio Vieira e Martha Beck
Fonte: O Globo, 11/07/2005, Economia, p. 18

PEQUIM. Representantes de 31 países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) se reúnem informalmente a partir de amanhã em Dalian, cidade portuária na província de Liaoning, na China, para tentar avançar na Rodada de Doha. A reunião acontece antes do encontro formal da OMC em Hong Kong, em dezembro. A delicada questão da abertura de mercados nos países ricos para produtos agrícolas de nações pobres ou em desenvolvimento continua no centro dos debates, mas pode haver avanço em outro setor: o de serviços.

¿ Nos encontros informais dos últimos meses, houve grande aumento no número de setores de serviços oferecidos pelos países para abertura parcial ou total. Essa pode ser a boa surpresa para o ano ¿ disse Abdel-Hamid Mamdou, diretor da Divisão de Serviços da OMC aos jornais asiáticos.

Mamdou afirmou que, de 2003 até o início do ano, cerca de 52 países ¿ dos 148 membros da OMC ¿ apresentaram propostas de abertura de setores que incluem telecomunicação, turismo, educação e finanças. De março a junho deste ano, outros 40 projetos foram apresentados. Ainda que alguns sejam projetos revistos e que os países pobres insistam na inclusão do mercado de trabalho nas discussões, o diretor da OMC está otimista.

Na área agrícola, segundo um diplomata brasileiro, ¿nunca as perspectivas de um acordo foram tão ruins¿. Ele se refere a uma redução nas tarifas de importação de alimentos de países ricos ou mesmo da redução de subsídios em alguns países em desenvolvimento, como a Índia:

¿ Não vejo avanços nesta área e a impressão é que apenas em dezembro, já sob a coordenação do novo secretário-geral, as negociações podem ganhar mais ritmo.

A partir de 1º de setembro, o francês Pascal Lamy, ex-comissário de Comércio da União Européia, assume o comando da OMC. Os encontros informais em Dalian e, no fim do mês, em Genebra, serão os últimos sob a chefia do atual secretário-geral da organização, o tailandês Supachai Panitchpakdi.