Título: DE SÍMBOLO DA TRAGÉDIA A EXEMPLO DE SUPERAÇÃO
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 11/07/2005, O Mundo, p. 21

Mulher fotografada após ataque é identificada

LONDRES. Em meio à tragédia dos atentados em Londres, um dos símbolos do sofrimento agora também representa esperança: a mulher resgatada da explosão na estação do metrô de Edgware Road protegendo o rosto com uma máscara cirúrgica, e cuja imagem (foto abaixo) foi reproduzida pelos meios de comunicação de todo o mundo, sobreviveu às graves queimaduras sofridas no episódio.

Conhecida apenas como Davinia, ela tem 28 anos, não é britânica e, segundo informações fornecidas por sua família e por Paul Dadge, o homem que a ajudou a caminhar até uma ambulância, está respondendo bem ao tratamento das queimaduras que sofreu no rosto, no cabelo e na perna esquerda.

Os parentes de Davinia enviaram um comunicado em que agradeceram a preocupação do público. A mulher permanece numa unidade de tratamento de queimados, que não foi revelada para garantir sua privacidade. De acordo com Dadge, um ex-bombeiro, Davinia em nenhum momento reclamou da dor de seus ferimentos, que também incluíam cortes na cabeça.

Já entre os desaparecidos, chamou a atenção o caso de Helen Jones, uma contadora de 28 anos que mais uma vez estava no lugar errado na hora errada. Quando criança, Helen escapou da tragédia de Lockerbie, na Escócia, em 1988 ¿ quando terroristas líbios explodiram um Boeing 747 da Pan Am, matando os 159 passageiros e 11 pessoas no solo.

Moradora de um apartamento nas imediações de King¿s Cross, ela usava regularmente a linha Piccadilly para ir trabalhar, e desde o 7 de julho não dá notícias para sua mãe, que ainda vive em Lockerbie. (F.D.).