Título: Presidente: `Se alguém errou, tem que pagar¿
Autor:
Fonte: O Globo, 12/07/2005, O País, p. 11

Lula promete que será implacável na luta para extirpar a corrupção e elogia a liberdade da imprensa para criticar

BRASÍLIA. No ato com sindicalistas no Palácio do Planalto, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que cabe ao PT agora dar o bom exemplo e investigar todas as denúncias relacionadas ao partido. Voltou a afirmar que o governo será implacável nas investigações para ¿extirpar a corrupção da vida nacional¿. Num momento em que surgem denúncias sobre relações comerciais entre seu filho Fábio Luís Lula da Silva e a Telemar, Lula falou do exemplo que os pais devem dar aos filhos.

O presidente disse que desacertos podem ocorrer em qualquer família e revelou que telefonou ao ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, para prestar solidariedade depois da prisão do seu filho Edinho por envolvimento com tráfico de drogas. Lula disse que, como pai, quis ser ¿solidário na dor¿.

¿ Temos que ser honestos, porque isso simboliza, na verdade, os exemplos e as experiências que podemos passar para os nossos filhos, netos e bisnetos. Mas, no meio do caminho, sempre alguém pode cometer erros, pode cometer desacertos. E isso acontece na nossa própria família, na vila em que a gente mora, na rua em que a gente mora, na cidade ¿ disse.

Ao falar das denúncias contra o PT e o governo, Lula acrescentou que não há temor das investigações. Diante dos sindicalistas, Lula adotou um discurso ponderado e de defesa do combate à corrupção.

¿ Cabe ao PT, agora, dar o exemplo de que o bom exemplo vem de dentro de casa. Se alguém cometeu um erro dentro do partido, tem que pagar. E cabe ao nosso governo não ter medo de investigar, não ter medo de permitir que haja todo e qualquer tipo de investigação. Se alguém cometeu um erro, um delito, tem que ser punido.

Lula disse que as investigações continuarão, mas alertou não vai perseguir as pessoas.

¿ Como já fui, durante muito tempo, perseguido neste país, não quero carregar nas minhas costas a marca de que persegui alguém. A única coisa que posso dizer é que seremos implacáveis para apurar todas as denúncias.

Lula disse que o Congresso pode criar quantas CPIs quiser:

¿ Nunca brinquei em serviço. Não importa que seja um amigo ou um adversário, não importa que seja o meu partido ou um partido adversário.

O presidente ainda defendeu a liberdade de imprensa. Antes, os sindicalistas haviam criticado o trabalho da mídia:

¿ Nunca, na minha vida, fui de falar bem ou mal da imprensa. Quero que a imprensa seja livre, que ela possa dizer o que bem entender. Isso é a democracia. A única coisa que quero é que sejamos responsáveis. (Cristiane Jungblut e Luiza Damé)

http://oglobo.globo.com/pais