Título: PRESIDENTE DA TELEFÓNICA ACUSADO DE FRAUDE
Autor: Mirelle de França
Fonte: O Globo, 12/07/2005, Economia, p. 21

Autoridades espanholas pedem à Justiça quatro anos e meio de prisão

MADRI. As autoridades anticorrupção da Espanha pediram uma pena de quatro anos e meio de prisão para o ex-diretor da indústria de fumo Tabacalera e atual presidente da Telefónica, Cesar Alierta, de acordo com um documento do Fisco espanhol, mencionado ontem pela agência de notícias espanhola Europa Press. Além disso, o agente do Fisco responsável pela investigação, Alejandro Luzón, requisitou, em suas conclusões preliminares uma multa de 216.134 euros contra Alierta. O executivo é acusado de fazer uso de informações privilegiadas em relação a uma operação de compra e venda de ações da Tabacalera, em 1997, quando o atual presidente da Telefónica presidia a companhia de tabaco.

Após a apresentação das conclusões preliminares dos promotores e dos advogados de defesa, o juiz encarregado do processo, José Santiago Torres, decidirá se dará início à próxima etapa do processo, quando os implicados no processo serão ouvidos pelo juiz.

Os acontecimentos que estão sendo investigados ocorreram em 1997, quando Alierta presidia a sociedade Tabacalera, que posteriormente deu lugar à empresa européia de tabaco Altadis, formado com a fusão da Tabacalera e da francesa Seita.

De acordo com Luzón, Alierta se aproveitou em agosto e setembro de 1997 de duas informações sensíveis sobre sua empresa (a compra de uma sociedade americana e o aumento do preço do tabaco) para comprar ações por meio de uma sociedade, em que colocou como titular seu sobrinho Luis Javier Placer.

Na ocasião, 50 mil ações de Tabacalera foram então compradas por 2,33 milhões de euros e, depois, revendidas em janeiro e fevereiro de 1998 por quase o dobro: 4,19 milhões de euros.

Alierta preside agora a gigante do setor de telecomunicações espanhola desde julho de 2000 e, desde setembro de 2003, acumula todas as funções da diretoria executiva, depois que conseguiu eliminar o cargo de diretor-geral.

A notícia envolvendo Alierta, no entanto, não chegou a afetar o desempenho das ações da Telefónica. Os papéis da empresa espanhola fecharam ontem, no mercado de Madri, com alta de 1,57% a 13,60 euros, ajudando o índice geral Ibex a também fechar em alta. Os papéis da Altadis, por sua vez, subiram 0,91% para 34,44 euros, ainda embalados pela decisão do grupo de lançar na Espanha uma marca de cigarro ¿ Ducados Rubio ¿ para competir no setor de baixos preços.