Título: UMA VETERANA DO ESPAÇO NO COMANDO DA MISSÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 12/07/2005, O Mundo/Ciencia e Vida, p. 28

Eileen Collins já conduziu o Columbia

CABO CANAVERAL, Flórida. A difícil tarefa de chefiar a missão de retomada dos vôos espaciais da Nasa foi entregue a uma veterana do espaço. Eileen Collins é uma experiente astronauta de 49 anos que em 1995 fez história ao se tornar a primeira mulher a pilotar um ônibus espacial numa missão de acoplamento com a estação espacial russa Mir.

Em 1999, outra missão da astronauta chamou a atenção do mundo. Ela comandou a viagem do ônibus espacial Columbia responsável pelos reparos no telescópio espacial Hubble

No início do ano, a astronauta declarou em uma entrevista que não participaria de uma missão se houvesse qualquer dúvida sobre sua segurança, levantando suspeitas na imprensa de que a Nasa não estava segura quanto às futuras missões do Discovery.

Casada e mãe de uma filha, Eileen é formada em astronomia e foi piloto da Força Aérea Americana, onde entrou em 1978, no primeiro ano em que foram abertas vagas para mulheres. Começou a trabalhar com 16 anos e ao iniciar a carreira militar teve que enfrentar o preconceito em uma profissão tradicionalmente masculina.

¿ Tive que mostrar com trabalho que poderia chegar aos postos mais altos da minha profissão. Foi um esforço grande, mas que hoje é reconhecido por todos. O respeito é resultado da dedicação e da eficiência no trabalho ¿ disse ela.

Na missão que começa amanhã, além de levar mantimentos para a Estação Espacial Internacional Eileen será a responsável pela avaliação de novos métodos de segurança em vôos espaciais, missão considerada muito complexa pelos seus colegas:

¿ Estou pronta para participar dessa nova fase da Nasa, com vôos cada vez mais seguros ¿ afirmou a astronauta.

Também participam da missão do Discovery os astronautas James Kelly, Charles Camarda, Wendy Lawrence, Steve Robinson, Andy Thomas e o japonês Soichi Noguchi.