Título: Lula: 'Nunca tivemos momentos fáceis na vida'
Autor: Cristiane Jungblut e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 13/07/2005, O País, p. 11

Presidente diz que Luiz Marinho precisará ter paciência e pede que ele seja ministro de todos os trabalhadores

BRASÍLIA. Na posse do novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse esperar que ele seja não apenas um ministro da CUT e sim de todos os trabalhadores. Lula lembrou seu passado de sindicalista, o de Marinho e o do ministro que sai do cargo, Ricardo Berzoini, afirmando que nunca tiveram momentos fáceis e que as conquistas foram obtidas com "sacrifício, lágrimas, suor e sangue".

- Ele (Marinho) sabe que não estará aqui como ministro da CUT. Estará como ministro do Trabalho. Terá de ter uma relação harmônica com todos os pensamentos do movimento sindical. Não se preocupe com as cobranças. Servem para alertar a gente de que é preciso fazer mais, é preciso dar respostas.

Lula pediu paciência:

- Nesse jogo de governar, a paciência é um elemento excepcional (...) Use a paciência porque daqui a pouco estará apanhando da imprensa. Mas todos nós estamos calejados.

Quando agradeceu a Berzoini, Lula disse que nem sempre as pessoas recebem reconhecimento imediato pelas coisas boas que fazem:

- Nunca tivemos momentos fáceis na nossa vida. Não conheço um momento na minha vida em que uma conquista não foi às custas de sacrifício, com lágrimas, suor, sangue. E é assim. O tempo vai se encarregar de fazer justiça.

Lula pede que Marinho não invente nada no ministério

Bem-humorado, o presidente pediu que Marinho não invente nada em sua gestão:

- Quero desejar a você que não invente nada mais do que aquilo que você aprendeu a fazer na tua vida. Mais do que, de forma soberana, fez no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Que você faça o tipo de harmonia que estabeleceu na CUT.

Lula citou o PT no discurso, agradecendo a Berzoini por ter assumido o cargo de secretário-geral do partido. Lula disse que Berzoini será um "defensor do governo" de volta à Câmara como deputado:

- Uma tarefa mais importante, que quero lhe dar os parabéns por ter assumido, é a de ser secretário-geral do PT neste momento histórico, importante, decisivo para que a gente possa consolidar as estruturas da democracia brasileira. Por isso, meus agradecimentos pelo trabalho prestado e pelo trabalho que você vai prestar. Estou dando os parabéns antecipados.