Título: EXPULSÃO PARA O HOMEM DA CUECA
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 13/07/2005, O País, p. 8

Comissão de ética do PT foi convocada para analisar caso de Adalberto

FORTALEZA. O PT do Ceará dá como certa a expulsão de José Adalberto Vieira da Silva, preso na sexta-feira passada com R$200 mil numa mala e US$100 mil na cueca. A comissão de ética do partido foi convocada para analisar esse caso, mas antes mesmo da primeira reunião, hoje, decidiu ampliar o foco e investigar o possível envolvimento de outro dirigente no estado, o advogado Kennedy Moura Ramos, afastado do cargo de assessor da presidência do BNB.

Fragilizado com o episódio, o deputado José Nobre Guimarães deixou ontem a liderança da bancada do partido na Assembléia Legislativa do Ceará. Mas disse, numa tumultuada entrevista coletiva, que vai provar sua inocência. Guimarães, irmão de José Genoino, ex-presidente nacional do PT, prometeu entregar hoje à Polícia Federal documentos oficiais que podem revelar o destino do dinheiro que estava sendo transportado por Adalberto.

Membro do diretório estadual, até cerca de três meses atrás ele também fazia parte da executiva estadual, de onde pediu licença alegando falta de tempo, segundo o secretário-geral do partido, José Reudson de Souza. Ele também é ex-marido da atual presidente do PT, Sônia Braga.

A indicação de Kennedy Moura para o Banco do Nordeste teve o apoio decisivo de José Nobre Guimarães. Apesar da proximidade política que mantém com os dois petistas envolvidos no escândalo, já que também pertencem a mesma corrente, Democracia Radical, Guimarães voltou a dizer que não tem participação com o episódio do dinheiro. Também disse não poder comentar as razões que levaram Kennedy a pedir o afastamento do Banco do Nordeste.

- Não falo pelo banco. É o banco que responde por seus funcionários - afirmou.

Perplexo com as denúncias envolvendo dois dirigentes do partido, o PT do Ceará promete apurar mas ser rápido.

- O envolvimento de José Adalberto é um fato grave, comprovado e não tem como ele continuar no partido. No caso do Kennedy vamos investigar. Caso a comissão de ética comprove que ele tem alguma participação nesse caso, isso não tem apelo. E o PT do Ceará age rápido - disse o secretário geral do partido, José Reudson de Souza.

Legenda da foto: JOSÉ NOBRE GUIMARÃES: renúncia à liderança do PT no Ceará