Título: VALÉRIO REPRESENTAVA O BANCO RURAL
Autor: Rodrigo Rangel
Fonte: O Globo, 13/07/2005, O País, p. 4

Empresário esteve três vezes nos Correios falando pela instituição

BRASÍLIA. O empresário Marcos Valério de Souza Fernandes, acusado de ser um dos operadores do mensalão, freqüentava a sede dos Correios, em Brasília, identificando-se como representante do Banco Rural. Personagem cada vez mais obscuro à medida que aparecem seus movimentos à sombra do poder, só no ano passado Valério visitou os Correios três vezes.

Em todas as entradas na sede dos Correios, deu como referência o Banco Rural, outro nome recorrente nas denúncias de corrupção que envolvem o governo e o PT. O GLOBO teve acesso aos registros da portaria do prédio da estatal, em Brasília. Nas três vezes, Marcos Valério chegou até a deixar o telefone da sede do Banco Rural em Minas Gerais, como número de contato. A SMP&B, uma das agências de Valério, detém a conta de publicidade dos Correios desde o final de 2003.

A primeira visita do empresário à estatal em 2004 foi no dia 28 de janeiro. Ele chegou ao prédio às 12h25m. Na lista, consta que foi falar com a secretária do departamento de publicidade e marketing, Raimunda Ferreira de Oliveira. A visita durou 36 minutos - às 13h01m, Valério deixou o edifício.

Funcionário que não existe recebeu Valério

Doze dias depois, estava de volta. Foi recebido por José Olegário Leal, um suposto funcionário que, hoje, a direção da estatal afirma desconhecer. O registro dos Correios limita-se a classificar Leal como ocupante de função "provisória". Naquele dia, Valério chegou às 15h52m e saiu às 16h38m.

Em 20 de abril de 2004, Marcos Valério foi aos Correios para uma reunião com José Otaviano Pereira, à época, chefe do departamento de marketing e publicidade. Hoje, Otaviano foi alçado ao posto de diretor comercial. Substituiu Carlos Eduardo Fioravante da Costa, indicado do PMDB que compôs a lista de sete dirigentes dos Correios demitidos na esteira da confusão. Otaviano confirma ter recebido Marcos Valério. O agora diretor comercial afirma esteve com o empresário uma única vez.

A assessoria dos Correios disse que não se manifestaria. Valério foi procurado, mas mandou dizer que não falaria sobre o assunto. Em nota, a assessoria do Banco Rural negou que o empresário tivesse autorização para representar a instituição.