Título: DE ALIADO A ALGOZ
Autor: José Casado
Fonte: O Globo, 13/07/2005, O País, p. 4

Ex-petista acusa deputada goiana de desviar dinheiro

BRASÍLIA. Um ex-aliado da deputada federal Neyde Aparecida (PT-GO) é a mais nova testemunha a reforçar a acusação de que ela recebia dinheiro ilegalmente para pagar despesas eleitorais do PT goiano. Marco Túlio Lemes, ex-petista que foi diretor de transportes da Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) no período em que Neyde presidiu a empresa, acusa a deputada de desviar dinheiro público para financiar a campanha que lhe garantiu uma vaga na Câmara, em 2002. Lemes prestou depoimento ontem ao Ministério Público.

O MP não divulgou o teor das declarações do ex-petista. Antes do depoimento, porém, Lemes disse ao GLOBO que apresentaria documentos que atestariam o desvio de verbas da Comurg para a campanha de Neyde. O esquema, segundo ele, envolve a ITA, empresa de transporte contratada para prestar serviços à prefeitura de Goiânia, que até o ano passado era administrada pelo PT.

Lemes foi um dos coordenadores da campanha de Neyde em 2002. Hoje rompido com o partido e com a deputada, ele diz que os gastos de campanha foram pelo menos cinco vezes maiores que o valor declarado à Justiça Eleitoral. Neyde disse que responderá apenas judicialmente às acusações.

Marco Túlio é a segunda testemunha a apontar ligações da deputada e do PT de Goiás com operações financeiras suspeitas. Semana passada, Wendell Resende de Oliveira, ex-motorista da deputada, declarou ao GLOBO ter transportado de São Paulo para Goiânia um pacote com US$200 mil que o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, teria enviado para arcar com despesas da campanha. O ex-motorista diz que entregou a encomenda a um filho de Neyde e que ela ficou encarregada de distribuir o dinheiro entre políticos aliados, entre eles um irmão de Delúbio. Wendell, segundo seu advogado, formalizará as denúncias em depoimento ao MP.

Legenda da foto: MARCO TÚLIO: documentos entregues ao MP