Título: CPI quebra sigilo bancário de Waldomiro Diniz
Autor: Rodrigo Rangel
Fonte: O Globo, 14/07/2005, O País, p. 11

Cachoeira diz que ex-assessor da Casa Civil tentou achacá-lo e ataca deputados que investigaram caso no Rio

BRASÍLIA. No depoimento que inaugurou os trabalhos da CPI dos Bingos, o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, afirmou que foi achacado seguidas vezes pelo ex-subchefe da Casa Civil da Presidência da República Waldomiro Diniz e sugeriu aos parlamentares que investiguem os deputados estaduais do Rio Alessandro Calazans (sem partido) e Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), presidente e relator, respectivamente, da CPI da Loterj, que apurou o caso ano passado.

Cachoeira se esforçou para desvincular os pedidos de propina feitos por Waldomiro de um possível esquema para arrecadar dinheiro para campanhas eleitorais. Por unanimidade, a CPI aprovou a quebra do sigilo bancário, telefônico e fiscal de Waldomiro.

Cachoeira disse que não chegou a dar dinheiro para Waldomiro. As declarações do empresário não convenceram os integrantes da CPI. Cachoeira se ofereceu para participar de uma acareação com Waldomiro.

Cachoeira admitiu que, após ter sido pressionado a pagar propina a Waldomiro, intermediou uma reunião entre o ex-assessor da Casa Civil e dirigentes da GTech, a multinacional contratada pela Caixa Econômica para operar as loterias. O encontro, segundo ele, foi em 13 de fevereiro, no Hotel Blue Tree de Brasília. O ex-presidente do PT, José Genoino, que estava hospedado no hotel, teria visto Waldomiro na reunião.

Cachoeira foi responsável pela gravação que abriu a primeira crise do governo Lula. O vídeo, feito em 2002, mostra Waldomiro, à época presidente da Loterj, pedindo propina a ele.

Relator da CPI do Rio, Luiz Paulo disse que a comissão apurou que os dois são os principais responsáveis:

- Um acusa o outro de extorsão e os dois têm razão.

Calazans não respondeu:

- Não comento acusação de contraventor.

Legenda da foto: CACHOEIRA depõe: ele se disse vítima e atacou deputados do Rio