Título: CIENTISTAS ACHAM PLANETA QUE GIRA AO REDOR DE 3 SÓIS
Autor:
Fonte: O Globo, 14/07/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 32

Astro é um pouco maior do que Júpiter e está a 149 anos-luz

NOVA YORK. Pesquisadores do Centro de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram um planeta fora do Sistema Solar, que gira em torno de três sóis. O astro, um pouco maior do que Júpiter, está localizado na constelação de Cygnus, a 149 anos-luz de distância da Terra. A descoberta foi publicada na revista "Nature".

Segundo o astrônomo Maciej Konacki, responsável pela equipe que fez a descoberta, o planeta tem sua órbita definida pela maior das três estrelas que fazem parte do sistema, conhecida como HD188753, mas também passa ao redor das outras duas e sofre os efeitos de suas gravidades.

- O fato de esse planeta sofrer a influência de três estrelas diferentes certamente vai desafiar nossas atuais teorias sobre a formação dos planetas - disse ele.

Cientistas pesquisam existência de outros planetas

De acordo com o cientista, a paisagem da superfície do astro, que ainda não tem nome oficial, deve ser muito curiosa. O maior sol, por suas dimensões, deve ter a aparência amarela, o do meio provavelmente é laranja e o menor, vermelho.

- Um cenário bem diferente do que estamos habituados. Se pudermos fazer uma comparação, o céu de lá deve ser parecido com o céu que o personagem Luke Skywalker vê no filme "Guerra nas Estrelas" - contou ele.

Os pesquisadores agora se dedicam a procurar outros planetas no mesmo sistema que também poderiam estar orbitando em torno das três estrelas.