Título: PF REQUISITA RELATÓRIO DO TCE SOBRE ROMBO NO RIO PREVIDÊNCIA EM 2002
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 14/07/2005, Rio, p. 17

Ofício pede resultado de inspeção, que apontou roubo de R$32 milhões

A Polícia Federal requisitou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) cópia da investigação feita no Rio Previdência durante a gestão da então governadora Benedita da Silva (PT), em 2002, conforme informou hoje o jornalista Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO. A requisição foi feita há mais de um mês e pede dados sobre a inspeção que apontou um rombo de R$32 milhões no fundo de pensão dos servidores estaduais, entre junho e dezembro de 2002. O processo, de acordo com a assessoria TCE, já foi remetido ao Ministério Público Estadual. A PF também investiga a operação.

Caso também foi investigado pela Assembléia Legislativa

No ano passado, por unanimidade, os conselheiros aprovaram o resultado de uma inspeção especial do órgão que revelou o prejuízo, provocado por operações financeiras feitas sem licitação pelo Rioprevidência, entre junho e dezembro de 2002. O relatório fora feito pelo conselheiro Sérgio Quintella. O rombo surgiu de 30 operações de compra de títulos públicos federais a preços muito acima do mercado, adquiridos em valores até 162% mais altos pelas corretoras Turfa, CQJR e Quantia. As operações do Rioprevidência também foram investigadas por uma CPI, na Assembléia Legislativa.

- A CPI também chegou à conclusão de que houve o rombo na compra de títulos - disse o deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), integrante da comissão, cujo relatório foi anexado aos dados resultantes da inspeção do TCE e também foi enviado ao MP.

A defesa dos então gestores do fundo, presidido por Ruy Bello, alegou, no processo no TCE, suposto equívoco nos índices usados pelo tribunal para comparar as operações.