Título: MINISTRO DESCARTA PADRÃO BRASILEIRO DE TV DIGITAL
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 14/07/2005, Economia, p. 27

Hélio Costa afirma que questão agora é escolher entre modelos americano, europeu ou japonês

BRASÍLIA. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, descartou ontem a possibilidade de o Brasil desenvolver seu próprio padrão de TV digital. Segundo ele, o país pode até ter capacidade técnica para fazê-lo, mas, como o custo é muito alto, não há condições para que isso ocorra. Costa disse que o importante agora é escolher qual padrão adotar: o americano, o europeu ou o japonês:

- Não vamos reinventar o padrão de TV digital. Se a roda já existe, por que reinventá-la?

O ministro disse que quer organizar uma reunião com ministros das Comunicações dos países do hemisfério, incluindo Estados Unidos e Canadá, para discutir a TV digital, devido à posição estratégica do brasil na América Latina.

- Ao decidir o padrão, o Brasil pode influenciar vários países da América Latina. Acho essa discussão da maior importância - disse Costa.

Segundo Costa, a reunião pode ocorrer em dois meses. Ele disse que pedirá a ajuda da Comissão de Comunicações da Câmara dos Deputados e do Itamaraty para realizar o evento, e ressaltou que isso não significa uma preferência pelo padrão americano:

- Faremos o mesmo com europeus e japoneses.

Sobre as pesquisas encomendadas pelo ministério na gestão Miro Teixeira sobre o desenvolvimento de um padrão brasileiro, Costa disse que houve muita confusão em torno do assunto. Segundo ele, as pesquisas tratam apenas da adaptação para o Brasil do padrão que for adotado.

Costa frisou que a discussão sobre TV de alta definição está inserida no tema TV digital, mas será mais demorada.