Título: CRÉDITO SALVA VENDAS DO COMÉRCIO
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 14/07/2005, Economia, p. 27

Crescimento foi de 0,40% em maio. Dólar fraco influenciou resultado

Oferta de crédito aos consumidores. Foi esse o principal motor da elevação de 0,40% no volume de vendas do comércio em maio. Em abril, a taxa havia caído 0,24%. Na comparação com o mesmo mês de 2004, o avanço do setor foi de 2,67%. No ano, a alta é de 4,51%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada ontem pelo IBGE.

Mesmo com as seguidas altas de juros, o crédito levou o consumidor às compras, dizem os analistas. Principalmente no segmento de móveis e eletrodomésticos: a expansão foi de 18,30%. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento é de 22,93%.

- Esse desempenho é resultado da ampliação do crédito concedido diretamente ao consumidor e dos empréstimos pessoais consignados. Com isso, as taxas são até acima da média - disse Reinaldo da Silva Pereira, economista do IBGE.

Outro destaque foi o setor de hipermercados e supermercados. Em maio, o aumento do volume de vendas atingiu 1,23%. Este avanço foi uma resposta, explicou Pereira, ao aumento do salário-mínimo em maio (15,4%) e ao crescimento de 3,8% do nível de ocupação em relação ao mesmo mês de 2004.

O dólar também foi apontado pelo economista do IBGE como um dos fatores de aumento de consumo de produtos de informática. Eles registraram, em maio, variação de 51,19%, contra 68,19% em abril.

- Com a queda do dólar, as pessoas aproveitam para consumir mais esse tipo de produto - disse Pereira.

João Gomes, economista do Instituto Fecomércio-RJ, prevê que a pesquisa de junho do IBGE será ainda mais positiva:

- Vamos sentir impactos mais fortes do aumento do salário-mínimo, do recuo do dólar, safras, fim dos efeitos de estiagem no varejo e desaceleração da inflação.