Título: PROMESSA DE QUEDA DOS JUROS
Autor: Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 14/07/2005, O País, p. 13

PARIS. As taxas de juros no Brasil vão começar a cair. Foi o que garantiram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, em almoço com empresários franceses.

O presidente, em discurso, falou em queda, mas não disse quando.

- A reversão das expectativas inflacionárias e as medidas de controle fiscal sinalizam uma trajetória consistente de queda para as taxas de juros - disse Lula diante de uma platéia que incluía presidentes de grandes corporações francesas.

Furlan disse que os juros devem começar a cair no segundo semestre.

- Possivelmente teremos um segundo mês consecutivo de inflação em queda, o que mostra a eficácia da política monetária no combate inflacionário e sinaliza que os juros devem começar a descer a escada nesse segundo semestre, reativando a economia.

Lula convocou os empresários a investirem em três áreas que chamou de promissoras: infra-estrutura, energia e parcerias empresariais. Na Sorbonne, pediu o fim das barreiras para produtos agrícolas. Foi uma crítica velada à França, que é o país que mais se beneficia dos subsídios da União Européia (UE), e o que mais resiste abrir o mercado.

- Não é humano e racional que uma vaca tenha um subsídio superior à renda individual de centenas de milhões de homens e mulheres.