Título: APOTEOSE VERDE E AMARELA EM PARIS
Autor:
Fonte: O Globo, 15/07/2005, O País, p. 12

Na homenagem francesa ao Brasil, Lula participa de festa com fogos e música

PARIS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistiu ontem a uma apoteose brasileira na Torre Eiffel. O monumento mais emblemático da França foi iluminado por um show de fogos de artifício nas cores do Brasil e da França, e milhares de pessoas que festejaram nas ruas o 14 de julho, dia nacional francês. Foi a primeira vez que o Brasil teve uma homenagem tão triunfal na data mais celebrada da França.

Mas o que mais divertiu os brasileiros que assistiram ao espetáculo foi a forma pouco convencional com que os franceses homenagearam o Brasil. Com a torre iluminada de verde e fogos amarelos estourando, de repente ecoou em alto e bom som a voz de Gilberto Gil, cantando em uma gravação a trilha sonora do filme ¿Eu, tu, eles¿, de Andrucha Waddington, que começava com os versos ¿A menstruação não desce/A chuva não dá sinal¿.

Na trilha, Gil, Gonzaguinha, Lenine e João Gilberto

Gil, que estava na platéia, junto com o presidente Lula, a comitiva brasileira e o prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, tomou um susto. Mas gostou:

¿ Eu imaginava que até poderiam tocar uma música minha... mas esta! ¿ comentou.

E não foi a única surpresa. O show dos fogos de artifício começou com temas franceses. De repente, a primeira surpresa: a voz de Gonzaguinha cantando a música ¿É¿ (A gente não tem cara de babaca/A gente não tem jeito de panaca/A gente não está com a bunda exposta na janela para passar a mão nela).

A festa terminou com ¿Garota de Ipanema¿, na voz de João Gilberto e Astrid Gilberto. O presidente Lula abraçou Gil, emocionado.

¿ Foi um momento de extraordinária emoção para o Brasil ¿ disse Lula.

As homenagem ao Brasil começaram de manhã com o tradicional desfile militar na Avenida Champs Elysées. Sentados lado a lado, o presidente da França, Jacques Chirac, e Lula viram militares franceses e brasileiros desfilar. A Esquadrilha da Fumaça coloriu os céus de Paris de verde e amarelo. (D.B.)

O SHOW EM PARIS, no Segundo Caderno