Título: `O Brasil não merece tudo isso¿, afirma Lula
Autor: Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 15/07/2005, O País, p. 12

Marco Aurélio Garcia diz que partidos de esquerda de vários países telefonaram querendo saber o que está acontecendo

PARIS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou ontem pela primeira vez sobre a crise brasileira desde que desembarcou na França para uma visita oficial de três dias. Respondendo a uma pergunta de um repórter brasileiro sobre se estava chateado com os escândalos no Brasil, Lula disse:

¿ O Brasil não merece tudo isso que está acontecendo. Merece coisa muito melhor.

Emoção ao ouvir Elba Ramalho cantar Ary Barroso

Lula visitava o Espaço Brasil, um espaço para shows e exposições no bairro do Marais, em Paris, que funciona como uma espécie de vitrine do país no Ano do Brasil na França. Abordado pela imprensa, ele brincou:

¿ Merci beaucoup (Muito obrigado).

Quando ele chegou ao Espaço Brasil, vários artistas, entre eles Elba Ramalho, cantavam no palco. Gilberto Gil anunciou a presença do presidente e fez um pequeno discurso, dizendo que as manifestações de carinho que Lula recebeu na França eram uma demonstração da sua estatura. O presidente se emocionou quando Elba Ramalho começou a cantar. Olhando para ele, Elba ¿ que fez campanha pelo tucano José Serra ¿ cantou a célebre ¿Sandália de prata¿, de Ary Barroso, que diz ¿Isso aqui, ioiô / É um pouquinho de Brasil, iaiá / Este Brasil que canta que canta e é feliz, feliz / É também um pouco de uma raça / Que não tem medo de fumaça / Que não se entrega, não¿.

Alguns integrantes da comitiva de Lula falaram ontem sobre a crise. Marco Aurélio Garcia, assessor especial do presidente para assuntos internacionais, disse que recebeu telefonemas de representantes de partidos de esquerda de vários países querendo saber o que estava acontecendo. Entre eles, a Frente Farabundo Martí, de El Salvador; a Frente Sandinista (Nicarágua), Frente Amplio (Uruguai) e o PRD, do México. Ele contou que explicou a todos que a situação era difícil, e que havia um volume grande de denúncias, mas que houve mudanças no partido. Marco Aurélio também fez questão de frisar que boa parte do que está sendo divulgado ¿é produto de investigações da Polícia Federal e do Ministério da Justiça¿:

¿ Claro que preferíamos não estar com este problema. Sempre afeta um pouco a imagem. Mas a forma franca como estamos enfrentando o assunto vai nos ajudar a resolver a situação e manter a credibilidade.

Marco Aurélio: ¿Às vezes, se é vacinado tarde¿

Marco Aurélio admite que o PT ¿sofreu um golpe duro¿, mas ele acha que o partido, por causa da crise, ¿agora está vacinado¿.

¿ Mas isso não basta. Às vezes, se é vacinado tarde. (A vacina) serve só para o futuro. (O PT) tem um passivo para resolver. Temos que saber qual é a extensão desse passivo. E este é o primeiro problema ¿ disse ele.

Para o assessor do presidente, o ex-presidente do PT José Genoino ¿é um grande injustiçado e está pagando pelo que não fez¿. Mas ele acha que Genoino foi descuidado e azarado. Marco Aurélio diz que o PT ficou tonto no começo da crise, mas acha que o partido vai sair fortalecido da crise. Perguntado sobre como o governo deve se comportar diante da enxurrada de denúncias, ele disse:

¿ O governo tem que governar. Se ficar pensando em responder a denúncia do dia, está frito.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que a imagem de Lula continua intacta. A viagem à França ¿foi um êxito¿, e demonstrou a consagração do presidente como ¿líder internacional¿ e representante de um pensamento de reforma democrática.

Para Amorim, a crise está sendo enfrentada de forma correta:

¿ É uma questão política que tinha que ser enfrentada. E está sendo enfrentada.

Segundo o ministro, ¿crises são comuns nas democracias¿ e o que testa a democracia é a capacidade de enfrentá-las e superá-las. E o PT, disse, está superando.

¿ Como dizia um jornal hoje, que eu não me lembro qual, o PT é vital para a governabilidade do Brasil ¿ disse Amorim.

http://oglobo.globo.com/pais