Título: FILHA DE BRASILEIRO MORRE EM ATAQUE DE PALESTINOS
Autor:
Fonte: O Globo, 15/07/2005, O Mundo/Ciencia e Vida, p. 27

Israelense de 22 anos é atingida por foguete em casa, num kibutz

CIDADE DE GAZA. Uma israelense filha de um brasileiro e uma argentina foi morta ontem num ataque palestino ao kibutz Brur Chail, no Sul de Israel, disse o jornal israelense "Haaretz". Identificada como Dana Gelkovitch, de 22 anos, ela foi aparentemente a única vítima do primeiro ataque letal de um foguete disparado da Faixa de Gaza desde fevereiro. Estava em casa quando foi atingida. Avraham Sheinfeld, secretário-geral de Brur Chail, disse à TV GloboNews:

- O kibutz é composto principalmente por pessoas que vieram do Brasil para Israel (...) O projétil caiu diretamente em cima da moça e ela morreu. Todos aqui estamos muito constrangidos com o que aconteceu.

Os grupos radicais Hamas e Brigadas dos Mártires de al-Aqsa, braço armado do Fatah, assumiram a autoria do ataque. Disseram que foi uma resposta à morte de um líder da Jihad Islâmica na cidade de Nablus, na Cisjordânia.

Horas depois da morte de Dana, helicópteros israelenses lançaram mísseis contra alvos na Faixa de Gaza. Foi um dos maiores ataques dos últimos meses nos territórios ocupados. Houve ações em Khan Younis, Cidade de Gaza e no campo de refugiados Deir el-Balah, perto do assentamento judaico de Gush Katif. As forças israelenses também bloquearam em dois pontos a principal rodovia de Gaza.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, foi à Faixa de Gaza com o objetivo de conter a escalada de violência na região e garantir condições para a retirada dos colonos judaicos prevista pelo governo de Israel para o mês que vem.

Em agosto de 2001, o brasileiro Jorge Balazs foi morto num atentado suicida numa pizzaria em Jerusalém. Sua mulher e sua filha ficaram feridas.