Título: VAGAS NA INDÚSTRIA PAULISTA ENCOLHEM COM ESTOQUES ALTOS E DEMANDA MENOR
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 15/07/2005, Economia, p. 22

Pesquisa da Fiesp revela que setor criou só 5.816 empregos em junho

SÃO PAULO. Pesquisa divulgada ontem pela Fiesp mostrou uma tendência de desaceleração do emprego na indústria paulista, como reflexo do menor nível de demanda e do aumento dos estoques. O setor criou em junho 5.816 novos postos de trabalho, o que correspondeu a uma variação de 0,28% sobre maio. O índice, que não considera o ajuste sazonal, foi o menor no ano e o pior para um mês de junho desde 2000, quando teve início a atual série histórica do indicador. Com o ajuste sazonal, o resultado passa a ser uma queda de 0,13%, o pior desde dezembro de 2003 (-0,25%).

- Nosso olhar para o futuro é de razoável pessimismo, com o decréscimo dos indicadores industriais - afirmou o diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Paulo Francini.

Depois de cravar 0,61% em abril, o nível de emprego na indústria paulista recuou para 0,34% no mês seguinte e agora em junho para 0,28%. A mesma trajetória de queda é encontrada nos dados com o ajuste sazonal para o período: de 0,42% positivo em abril, foi para -0,10% em maio e -0,13% em junho. O recuo coincide com o início de desaquecimento da indústria de transformação, captada pela própria Fiesp e por outras entidades, como a Fundação Getúlio Vargas.

Francini disse que a crise política está afetando a perspectiva futura dos empresários, sobretudo em relação a novos investimentos, porque "não se sabe até onde vão as denúncias". Ele disse, porém, que ainda não é possível medir o impacto sobre a atividade industrial.