Título: AÇÃO SOB CRÍTICA
Autor: Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 15/07/2005, Economia, p. 23

Fiesp fará ato. Serra condena 'espetáculo'

SÃO PAULO. Além de divulgar nota na quarta-feira repudiando a ação da Polícia e da Receita Federal na Daslu., a Fiesp anunciou ontem que, na próxima segunda-feira, dia 18, realizará um ato com cerca de 20 entidades de classe em defesa do "estado democrático de direito". O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, disse que pretende se encontrar com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para conversar sobre as ações da PF. Em sua opinião, houve um "show pirotécnico" no episódio da Daslu:

- Se não houvesse excesso, creio que o ministro da Justiça não teria assinado uma portaria no último dia 30 de junho para regulamentar a forma e a conduta das ações da PF.

Depois de receber Skaf em seu gabinete, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), também criticou ontem a ação na Daslu.

- Se há ou não sonegação, é uma coisa que o governo tem que cuidar mesmo. Mas me pareceu exagerada a ordem de prisão que, na verdade, não foi dada pela Polícia Federal, mas pelo Judiciário. Uma prisão de 10 horas desnecessária, já que ninguém ia fugir, não havia necessidade de se fazer um espetáculo deste tamanho.

Em comunicado divulgado ontem, a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) defende o combate ao comércio ilegal e às ações de pirataria, mas diz que "não concorda que se transforme a ação da polícia em atos de espetáculo, como aconteceu no caso da Daslu". (Ronaldo D'Ercole)