Título: EDINHO É ABSOLVIDO EM PROCESSO QUE O ACUSAVA DE HOMICÍDIO NUM PEGA
Autor:
Fonte: O Globo, 16/07/2005, O País, p. 13

Decisão, por quatro votos a três, não permite mais recurso no caso

SÃO PAULO. O ex-goleiro do Santos Edson Cholbi Nascimento, de 34 anos, o Edinho, filho de Pelé, foi inocentado da acusação de homicídio pelo Tribunal do Júri de Santos, em julgamento que terminou por volta das 4h de ontem. O Ministério Público pedia a condenação por homicídio com dolo eventual, acusando Edinho e Marcílio Marinho de Melo, de 31 anos, pela morte do aposentado Pedro Simões, de 50 anos, em outubro de 1992. Segundo a acusação, Edinho participava de um pega de trânsito com Marcílio, que dirigia o Apolo que bateu na moto da vítima.

A decisão do júri foi por quatro votos pela absolvição contra três pela condenação. Não cabe recurso da Promotoria para um novo julgamento.

Primeiro julgamento do caso foi anulado

Edinho foi inocentado porque o júri não aceitou a tese de que os dois disputavam um pega. Marcílio foi condenado a um ano de reclusão, revertido para um ano de serviços comunitários por homicídio culposo (sem intenção).

Foi o segundo julgamento do caso. Edinho e Marcílio tinham sido condenados em 1999 no mesmo processo a seis anos de reclusão em regime semi-aberto (pena mínima) para homicídio com dolo eventual. Mas o julgamento foi anulado. O promotor do caso, Octávio Borba Vasconcellos, afirmou que o tempo ajudou os acusados.

- O julgamento deveria ter ocorrido antes. Agora, os acusados constituíram família, têm filhos e isso tem um apelo junto ao júri - disse Borba, que não pode mais recorrer para conseguir um novo julgamento.

Edinho está preso desde o dia 6 do mês passado, acusado de associação ao tráfico. No mês que vem, começa a ser ouvido pela Justiça. Ele foi preso junto com Ronaldo Duarte Barsotti, apontado pela polícia como um dos maiores traficantes do estado.

Edinho está em presídio de segurança máxima

Atualmente, o ex-goleiro está detido no presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes, para onde voltou após o julgamento.

O julgamento lotou o auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Santos. Na primeira fila, ficaram durante as quase 14 horas de julgamento a mãe do ex-goleiro, Rose Cholbi, uma irmã, Kelly, e a mulher, Jéssica. Indignado com a absolvição de Edinho e Marcílio, o filho do aposentado, Pedro Pereira Simões, deixou o tribunal deprimido.

- Quem tem dinheiro pode tudo. Esperamos 13 anos pela Justiça dos homens. Agora, só a de Deus.

Legenda da foto: EDINHO: preso desde 6 de junho