Título: BANK OF AMERICA: ECONOMIA NÃO É AFETADA PELA CRISE
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 16/07/2005, O País, p. 12

Nota do banco americano diz que Lula ainda pode ser forte candidato à reeleição em 2006

WASHINGTON. O Bank of America, uma das maiores instituições financeiras dos Estados Unidos, emitiu ontem um comunicado aos seus acionistas e investidores em geral afirmando que a estabilidade econômica do Brasil não deverá ser afetada pelo escândalo político.

Depois de analisar a situação, a diretoria do banco em Nova York dá um palpite no último parágrafo de sua nota oficial: "Se o presidente Lula continuar a se distanciar, com êxito, do atual escândalo político, ele continuará sendo um forte candidato à reeleição no próximo ano".

Segundo os analistas do Bank of America, o presidente brasileiro "tem superado bem a tempestade política, e a equipe econômica foi consolidada ao redor do ministro da Fazenda, Antonio Palocci". Eles ressaltam que, apesar de tudo, os índices de aprovação de Lula estão em alta e que ele tem sido capaz de se distanciar dos escândalos que envolvem o PT.

O banco atribui a capacidade de Lula de permanecer imune à crise política "não apenas aos seus instintos políticos mas, também, a algumas estratégias governamentais que ele seguiu desde que assumiu o poder". Segundo o banco, a política econômica tem sido sólida, "Lula escolheu um forte ministro da Fazenda", e a equipe econômica - "que goza de seu total apoio, incluindo o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles" - tem feito "um excelente trabalho ao restaurar a estabilidade econômica e estimular o crescimento".