Título: Genoino diz que Delúbio terá que se explicar
Autor: Soraya Aggege/Flávio Feire/Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 16/07/2005, O País, p. 11

'Não sou mais presidente do PT, mas apenas um cidadão, e não fui citado na entrevista do Marcos Valério'

SÃO PAULO. Pela primeira vez desde que deixou o comando do PT nacional, o ex-presidente José Genoino afirmou, ontem, que o ex-tesoureiro Delúbio Soares deve fazer um pronunciamento para se explicar sobre as acusações de repasse de dinheiro pelo publicitário Marcos Valério ao partido. Genoino disse que só comentará o caso depois de ouvir declarações de Delúbio.

- Quem tem que dar essas informações é o Delúbio. Eu, de minha parte, só falarei sobre isso depois depois que o Delúbio fizer um pronunciamento. Não sou mais presidente do PT, mas apenas um cidadão, e não fui citado na entrevista do Marcos Valério - afirmou Genoino, logo após a apresentação do noticiário.

O segundo-vice-presidente do PT e membro do Grupo de Trabalho de Finanças do partido, Romênio Pereira, também não defendeu o ex-tesoureiro. Ele disse que estava sendo surpreendido pelo noticiário.

- Fica claro, mais uma vez, que a relação do Delúbio com o senhor Marcos Valério era bem mais ampla do que a executiva nacional do partido tinha conhecimento. Ou seja: a maioria da direção nacional não tinha informações dos procedimentos do nosso ex-tesoureiro - afirmou Romênio Pereira.

Outro dirigente nacional do PT, Paulo Ferreira, secretário de relações internacionais, disse ontem desconhecer a informação de que os empréstimos feitos pelo publicitário Marcos Valério a favor do PT serviriam para abastecer campanhas eleitorais. Ferreira disse ainda que o ex-tesoureiro Delúbio Soares deveria ter informado à direção do partido sobre os outros empréstimos que o publicitário disse ontem ao "Jornal Nacional" ter também em nome do PT.

- Não posso opinar sobre o que não conheço. O Delúbio não nos informou sobre esses outros empréstimos também - disse Ferreira, que afirmou ter tido conhecimento apenas sobre os dois empréstimos divulgados em meio às denúncias de corrupção: R$2,4 milhões do BMG e R$3 milhões do Banco Rural, ambos com o aval de Valério, Genoino e Delúbio.

Para Ferreira, Delúbio Soares deveria ter informado a direção do partido sobre os empréstimos tomados pelo publicitário em nome do PT.

Integrante da Executiva Nacional e candidato à presidência do partido pelo movimento "O Trabalho", Markus Sokol disse que, se comprovada a informação de que Marcos Valério fez outros empréstimos ao PT que também foram informados à direção petista, Delúbio Soares deveria ser expulso do partido.

- Se comprovados (os empréstimos), a incompatibilidade desses fatos com a história e a tradição do PT fica demonstrada - disse Sokol, que também estranhou a declaração de Valério de que se tratou de um empréstimo "pessoal". - Será que ele fez só por amizade? - ironizou.