Título: ESQUERDA PETISTA PLANEJA SAIR
Autor: Tatiana Fasrah e Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 16/07/2005, O País, p. 9

BRASÍLIA. Preocupado com a velocidade com que cresce a crise política no PT, um grupo de deputados da esquerda petista analisa a possibilidade de deixar o partido. O prazo limite para a decisão é setembro, quando ocorre o processo de eleição direta para o comando do partido, e o grupo saberá, então, que espaço terá. Alguns deputados já iniciaram conversas com o P-SOL. O deputado Walter Pinheiro (PT-BA), da tendência Democracia Socialista, mantém contatos com a senadora Heloísa Helena (P-SOL-AL).

- Muitos deputados da esquerda podem deixar o partido. O P-SOL é uma possibilidade concreta para nós. Mas temos que ter o cuidado para não repetir o erro do PT, de verticalizar o comando partidário - contou Pinheiro.

Os deputados das tendências de esquerda, cerca de 30 parlamentares, analisam três possibilidades, caso seja vitorioso nas eleições diretas o Campo Majoritário, tendência mais alinhada ao presidente Lula. Um grupo defende a saída imediata do PT. Uma parcela menor quer permanecer, mas radicalizando na disputa interna. Outros pensam em abandonar a militância político-partidária. São os desiludidos.

- Essas próximas semanas serão decisivas. Pela primeira vez, nós da esquerda estamos nos perguntando se há vida política fora do PT. E quem pergunta quer resposta - disse o deputado Chico Alencar (PT-RJ).