Título: Assessores de Chávez temem a crise no Brasil
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 17/07/2005, O País, p. 11

`Ele está em contato permanente com o governo Lula¿

BUENOS AIRES. Em Caracas, assessores do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se declaram muito preocupados com a crise no Brasil.

¿ Por suas dimensões sociais, políticas e econômicas, o Brasil é uma carta fundamental no projeto de liberação da América Latina. Os povos latino-americanos nunca tiveram tanta liberdade e nunca antes houve tanta sintonia entre os governos. Chávez está em contato permanente com o governo Lula. Também existem contatos entre partidos políticos dos dois países ¿ afirmou uma fonte.

Brasil e Argentina são considerados por Chávez os principais aliados da Venezuela na região. A crise política que envolve o governo Lula, afirmam os chavistas, ¿põe em xeque o triângulo de poder construído para neutralizar a influência dos EUA no continente¿.

Para o governo do presidente uruguaio, o socialista Tabaré Vázquez, que assumiu o poder em março passado, a crise do PT provoca um sabor amargo. A Frente Ampla, coalizão de partidos de esquerda liderada por Tabaré, construiu uma sólida amizade de mais de 30 anos com os petistas.

¿ Vemos com preocupação o que está acontecendo no Brasil, existe um carinho muito grande da esquerda uruguaia pelo PT e a situação de crise, que ninguém pode negar que está ocorrendo, deixa um sabor amargo. Mas estamos convencidos que o PT, com a condução do presidente Lula, vai conseguir superar a crise ¿ disse o senador Rafael Michelini, líder do governo no Congresso.

¿Estamos acompanhando de perto a situação¿

Michelini foi o único dos entrevistados que aceitou falar abertamente sobre a crise brasileira. Mesmo representantes do governo paraguaio exigiram não ser identificados.

¿ Estamos acompanhando de perto a situação através dos relatórios que nossa embaixada em Brasília nos envia. No começo ficamos surpresos porque todos esperamos que os governos, os partidos políticos, concentrem seus esforços na solução dos problemas dos países ¿ comentou uma alta fonte do governo do presidente Nicanor Duarte Frutos, do Paraguai.

Como integrante do Mercosul, o Paraguai teme que ¿o Brasil dedique menos tempo aos projetos de integração no continente. Se o líder está em crise tudo fica paralisado¿.

Os chilenos são os menos angustiados com as turbulências políticas no Brasil.

¿ No Chile o assunto não está sendo tratando com destaque pela imprensa local. Mas estamos acompanhando a crise com preocupação e inquietação ¿ disse um assessor do governo Ricardo Lagos.