Título: Países latino-americanos vêem com preocupação crise política no Brasil
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 17/07/2005, O País, p. 11

Argentinos lembram das denúncias que levaram à renúncia de ex-presidente

BUENOS AIRES. A crise política no Brasil é motivo de grande preocupação entre as autoridades dos principais governos latino-americanos, que acompanham de perto e com muito interesse a evolução do que acontece em Brasília. Ouvidos pelo GLOBO, representantes dos governos de Argentina, Venezuela, Chile, Paraguai e Uruguai admitiram que essa crise provoca um certo temor entre os governos da região, que ficaram surpresos quando o escândalo do mensalão veio à tona e desencadeou uma sucessão de denúncias de corrupção.

Nos corredores da Casa Rosada, o palácio de governo da Argentina, os acontecimentos no Brasil trouxeram à memória de funcionários do governo de Néstor Kirchner momentos nefastos do mandato do ex-presidente Fernando de la Rúa (1999-2001). Em outubro de 2000, o então vice-presidente argentino, Chacho Álvarez, renunciou ao cargo em meio a denúncias de pagamento de subornos no Congresso para aprovar a reforma das leis trabalhistas. Foi o começo do fim de De la Rúa, que renunciou em dezembro de 2001.

¿ Muitas vezes temos a sensação de que o governo Lula está repetindo a história de De la Rúa. Um governo que se elegeu como progressista e acabou protagonizando um escândalo de pagamento de subornos no Congresso. Depois disso a crise nunca mais parou de crescer. As situações são muito parecidas, embora Lula não possa ser comparado a De la Rúa ¿ comentou uma fonte do governo argentino.