Título: Crise faz do Brasil a nação dos humoristas
Autor: Aydano André Motta
Fonte: O Globo, 17/07/2005, O País, p. 14

Piadas e charges sobre políticos, secretárias, tesoureiros e publicitários espalham-se pela internet e ganham as ruas

Ô raça de gente malvada, tal de brasileiro. Há, como diz o Ancelmo, uma crise moral no país, e esse povo passa o tempo fazendo piada em blog, em e-mail, na TV, nas esquinas, em todo lugar. Até transformar a terra que um dia foi inteirinha de técnicos de futebol numa nação de humoristas. Dá até para lembrar sua excelência Luiz Inácio ao microfone: ¿nunca na história deste país¿ uma crise rendeu tanto riso, tanta perversidade divertida com políticos cabeludos, malas estufadas, publicitários carecas, cuecas dolarizadas, secretárias rancorosas, tesoureiros barbudos... Decepções à parte, está todo mundo achando mais graça do que deputado com bolso cheio de mensalão.

Tutty fala no ¿país da piada pronta¿

A crise até causa uma tristeza cívica, provoca a maior ressaca institucional nos brasileiros fiéis àquela religião do ¿agora vai¿. Mas nem por causa disso vai-se perder a piada, ainda mais com a coleção de personagens bizarros e histórias inacreditáveis que nos oferece o noticiário. Às vezes até atrapalha:

¿ O Brasil é cada vez mais, como diz o Zé Simão, ¿o país da piada pronta¿ e não acho que isso seja bom para o humorista ¿ aponta Tutty Vasques, do site ¿no mínimo¿. ¿ No episódio da cueca, por exemplo, a piada estava pronta nas manchetes. Se continuar assim, logo, logo estaremos todos desempregados ¿ prevê ele, apontando uma frase como a melhor piada da temporada: ¿A culpa é do Gabeira, que mandou soltar o Zé Dirceu¿.

Essas e outras espalham-se pelo mundo, transformando todo piloto de computador num humorista. E revelando talentos como o publicitário (a profissão da moda) Antonio Pedro Tabet, do Kibe Loco. Todo dia, cerca de cem mil internautas aterrissam no site para rir de pérolas como a ilustração acima.

¿ Somos de um veículo novo. Pela primeira vez, temos acesso à opinião de gente sem espaço nos meios de comunicação tradicionais. É uma democracia do saber ¿ opina, dizendo que a crise parece uma gigantesca novela mexicana. ¿ Veja os nomes: Roberto Jefferson, Fernanda Karina, Marcos Valério, Delúbio Soares...

Todos personagens, junto com Lula, os Josés Dirceu e Genoino, Delúbio e etc, do traço de Zérramos, cartunista que é o alter ego do contador paulista José Aparecido Ramos, de 56 anos. Fã de quadrinhos, ele discorda dos que vêem o humor como alienação:

¿ Chamamos a atenção provocando sorrisos. O humor é tão sério quanto a tragédia ¿ prega ele, que, como quase todos os outros, não ganha nada pelos desenhos do blog.

É voluntário também o trabalho de uma celebridade instantânea do humor da crise: o Vizinho do Jefferson. Publicitário (de novo), 44 anos, Ricardo Serran Lobo criou o blog porque mora mesmo em frente ao detonador da confusão e resolveu contar ao mundo os fatos que vê da janela. No começo, era bem-humorado, mas hoje a revolta ¿contra isso tudo que está aí¿ tomou conta.

¿ Teria orgulho de ser vizinho do Pedro Simon ¿ conta, decepcionado com quase todos os outros políticos, o elenco que virou inspiração às grandes piadas da República.