Título: DEPOIS DA LEI DO CÃO, 8 PITBULLS ABANDONADOS
Autor: Alessandro Soler
Fonte: O Globo, 17/07/2005, Rio, p. 19

Donos de animais de raças consideradas ferozes reclamam e tentam se adaptar à rotina de passeios noturnos

Doze dias depois da regulamentação da Lei 3.205/99, que na prática proscreve quatro raças de cães consideradas violentas por seus autores, milhares de criadores cariocas ainda tentam se adaptar. Enquanto muitos compram focinheiras e coleiras curtas e passeiam com os bichos apenas entre as 22h e as 5h, como determina a legislação, alguns preferiram se livrar do problema: só nessa semana oito pitbulls foram abandonados nas ruas e recolhidos pelos bombeiros à já superlotada Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa).

A movimentação da sociedade em torno da questão ¿ desejável, na opinião de um dos autores da lei, o deputado Carlos Minc (PT) ¿ também produz efeitos daninhos: dois donos de pitbulls, mesmo passeando no horário permitido, foram apedrejados na última semana, segundo Mairus Belluci, coordenador da equipe técnica da Secretaria Especial de Defesa dos Animais.

¿ Criou-se uma histeria coletiva. Como editam uma lei sem estudos técnicos? ¿ pondera a terapeuta Iracema Moncorvo, criadora de dois dobermanns. ¿ Condenaram milhares de cães a se tornar seres agressivos longe do convívio social. Até bandidos têm hábeas-corpus nesse país. Meus cães estão deprimidos ¿ completa ela, que terá de comprar focinheira, em pet shops, por até R$50, e diz temer sair de casa, no Méier, às 22h.

Em Ipanema, a secretária Izabela Olinto, dona de um pitbull, faz coro. Para ela, não há estudos científicos que atribuam particular agressividade a uma ou outra raça. Ela defende punição a criadores que usam cães como armas, mas crê que a lei condenou todos:

¿ Também tenho medo de sair sozinha depois das 22h. A governadora que regulamentou essa lei arbitrária é capaz de garantir nossa segurança?

Vizinha dela, a dona-de-casa Eleonora dos Santos tem um cão Starffordshire terrier, que segundo veterinários não é parente do pitbull, mas está sendo recolhido por se parecer com ele. Ela agora acorda às 4h para o passeio.

¿ Na verdade nem durmo, fico com medo de perder a hora. Negar a um cão o banho de sol é mau-trato, também previsto como crime na lei.