Título: LULA: PT TEM DE EXPLICAR SEUS ERROS
Autor:
Fonte: O Globo, 18/07/2005, O País, p. 3

"A direção ficou muito fragilizada, muito enfraquecida", diz presidente na França

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em entrevista exibida pelo "Fantástico", da Rede Globo, que o Partido dos Trabalhadores tem de explicar à sociedade brasileira os erros que cometeu na arrecadação de verbas para suas campanhas eleitorais. Lula afirmou que a sociedade precisa saber "onde o PT errou, por que o PT errou e como vai fazer para consertar aquilo que foi o erro cometido".

Na entrevista, Lula procurou restringir à atuação de seu partido as denúncias surgidas a partir das acusações do deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), de que havia um esquema de pagamento a parlamentares aliados do governo. O presidente criticou a antiga direção do partido, comandada por José Genoino, trocada há duas semanas.

- Fui presidente do PT durante três anos. Depois que virei presidente da República, não pude mais participar das direções do PT, não pude mais participar do diretório do PT, e o PT tem muita autonomia com relação ao governo, e o governo tem mais autonomia ainda com relação ao PT.

O presidente fez, em seguida, uma análise da situação do partido.

- Acho que o PT teve um problema, que é uma questão da direção, porque houve um tempo em que os melhores quadros da política no Brasil eram dirigentes do PT. Depois que ganhamos prefeituras, governos estaduais, elegemos deputados e eu ganhei a Presidência, grande parte desses quadros veio para o governo, e a direção ficou muito fragilizada, muito enfraquecida. Possivelmente por isso tenhamos cometido erros que outrora não tínhamos cometido.

Conversa foi filmada durante o dia

A entrevista de 11 minutos foi dada na sexta-feira à repórter brasileira Melissa Monteiro, que trabalha numa produtora de televisão francesa. A conversa foi filmada durante o dia. Como o fuso horário da França tem diferença de cinco horas a mais e o presidente deixou o país às 13h30m no horário da França, a reportagem foi feita antes da divulgação da entrevista do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, que disse ter tomado empréstimos bancários para repassar recursos a pessoas indicadas pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Lula afirmou que o que a arrecadação ilegal de dinheiro para campanhas é freqüente no país.

- O que o PT fez, do ponto de vista eleitoral, é o que é feito no Brasil sistematicamente - disse o presidente. - As pessoas não pensaram direito no que estavam fazendo. O PT tem na ética uma de suas marcas mais extraordinárias e não é por causa do erro de um dirigente ou de outro que você pode dizer que o PT está envolvido em corrupção.

Segundo o presidente, o partido está envolvido em denúncias de corrupção por causa de seu crescimento.

- Em 20 anos chegamos à Presidência da República - lembrou ele, comparando o partido a outros, no mundo, que levaram mais tempo para obter o mesmo poder.

Para Lula, o novo presidente do partido, Tarso Genro, tem o compromisso de dar uma explicação à sociedade sobre os erros do partido.

- O PT trocou a direção agora, e tem uma nova direção, essa nova direção está fazendo uma auditoria interna no PT, e o Tarso Genro tem esse compromisso, de explicar à sociedade brasileira onde o PT errou, por que o PT errou e como é que vai fazer para consertar aquilo que foi o erro.

O presidente argumentou que as denúncias de corrupção estão se intensificando justamente porque as investigações ficaram mais rigorosas.

- Estamos fazendo mais do que já foi feito em qualquer outro momento na Historia do Brasil. E tem um problema grave, porque toda vez que você combate a corrupção, ela aparece mais na imprensa, e passa à sociedade a impressão que tem mais corrupção exatamente por causa do combate.

O presidente citou dados para reforçar sua argumentação

- Nesses 29 meses de governo mais de mil pessoas foram presas no Brasil, ou seja, presas de verdade, por sonegação, por prática de corrupção, e vamos continuar utilizando todo o potencial que o Estado tem para fazer o que precisa ser feito.

O presidente aproveitou para alfinetar os adversários com o resultado da última pesquisa CNT/Sensus.

- Eles devem ter ficado um pouco indignados é que todas essas denúncias de corrupção não chegaram ao governo, e pelo contrário, nas últimas pesquisas o governo teve crescimento. Significa que o povo brasileiro está sabendo distinguir bem o que é denúncia verdadeira, o que está apurando e o que é peça de discurso. Toda vez que alguém faz ilações sobre corrupção e não dá o nome concreto, fica difícil apurar. No Congresso tem uma CPI que vai funcionar até outubro. Então vamos ter ainda muita gente para ser ouvida, vamos ter ainda muita denúncia, algumas verdadeiras. Outras serão ilações que muitas vezes não há como apurar.

A entrevista terminou com uma pergunta sobre os planos do presidente sobre a reeleição:

- Não estou pensando ainda em 2006. Tenho um ano e meio de mandato ainda, que vai exigir uma capacidade de trabalho muito grande. Temos muita coisa acontecendo no Brasil, e precisamos cumprir o nosso mandato.

Antes

"Se ganharmos a eleição, tenho certeza de que parte da corrupção vai desaparecer já no primeiro semestre."

Em entrevista à "Folha de S.Paulo" em julho de 2002

"Como a direita está atolada num mar de corrupção e o PT saiu fortalecido em 2000 por causa do seu comportamento ético, querem botar o PT na vala comum. Nós denunciamos os outros."

Ao GLOBO, sobre denúncias contra os petistas Olívio Dutra e Jorge Viana, em novembro de 2001

"Ele não governa o Brasil, não faz política industrial, não faz política econômica e não faz política social. Sequer apura a corrupção no país."

Sobre Fernando Henrique, em maio de 1999

"Não vejo problema de haver dez CPIs funcionando simultaneamente."

Sobre denúncias de corrupção no Judiciário, em março de 1999

Ontem

"Acho que o PT tem um problema na questão da direção. Houve um tempo em que os melhores quadros da política eram da direção do PT. Depois que ganhamos prefeituras, governos estaduais, elegemos deputados e eu ganhei a Presidência, parte desses quadros vieram para o governo, e a direção ficou muito fragilizada. Possivelmente por isso tenhamos cometido erros."

"O que o PT fez do ponto de vista eleitoral é o que é feito sistematicamente no Brasil"

"Trabalhar com a verdade é muito melhor. A desgraça da mentira é que você, ao conter a primeira, passa a vida inteira para justificar a mentira que você contou. "

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Em entrevista a TV francesa, exibida pelo "Fantástico"

Legenda da foto: LULA: SOCIEDADE precisa saber "onde o PT errou, por que o PT errou e como vai fazer para consertar aquilo que foi o erro"