Título: CPI QUER INVESTIGAR GARANTIAS DADAS A EMPRÉSTIMOS
Autor: Evandro Éboli, Luiza Damé e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 18/07/2005, O País, p. 3

Suspeita é que Marcos Valério tenha usado contratos com o governo para contrair dívida em nome do PT

BRASÍLIA. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios quer saber que garantias foram oferecidas pelas empresas do publicitário Marcos Valério Fernandes nos cinco empréstimos, no valor de R$40 milhões, que diz ter feito para cobrir gastos de campanha de 2002 e 2004 do PT e de partidos da base do governo. Os integrantes da CPI têm informações de que Valério teria dado como garantia aos bancos contratos de suas agências de publicidade com estatais. O publicitário volta a depor na quinta-feira na comissão.

Para os integrantes da CPI, caso seja confirmado que um contrato de estatal foi dado como garantia na captação de dinheiro privado demonstraria promiscuidade nas relações entre o partido, as estatais e a iniciativa privada. Além disso, se a dívida não for quitada, o dinheiro público iria cobrir o rombo.

Lista de saques feitos por Marcos Valério chega hoje à CPI

O mapeamento do destino dos recursos deve ser obtido com a lista de saques feitos em contas de suas empresas entregue por Valério ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. O documento deve chegar hoje à comissão.

Pelo menos um deputado que integra a CPI, confirmou que Valério deu como aval num dos empréstimos um contrato com o governo. O parlamentar teve acesso ao financiamento de R$2,4 milhões do BMG ao PT, do qual o publicitário foi avalista em fevereiro de 2003, e garante que, na parte referente à garantia, foi incluído um dos contratos de Valério com uma estatal.

As duas agências de Valério, DNA e SMP&B, têm contratos com várias empresas do governo. A DNA presta serviços para o Ministério do Trabalho, que atende há mais de dez anos, além do Banco do Brasil e da Eletronorte. A SMP&B tem parte da conta do Ministério do Esporte. Com os Correios, foi assinado um contrato no governo Itamar Franco e outro no do presidente Lula.

Deputados querem investigar contratos a fundo

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), um dos sub-relatores da CPI, disse que os contratos precisam ser investigados a fundo.

- A que taxas de juros foram feitos? As dívidas foram executadas? Não descartamos a possibilidade de se tratar de lavagem de dinheiro.

O deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ) também quer apurar o comportamento do Banco Central na avaliação dos empréstimos concedidos. Ele disse que valores como os que foram financiados deveriam ter servido de alerta ao BC:

- Por mais que as empresas do publicitário fossem fortes, duvido que as garantias fossem firmes a ponto de justificar que o BC não agisse.

O presidente da CPI e o relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), decidiram que, a partir de agora, os depoimentos serão acompanhados por um procurador da República. A medida tem o objetivo de, caso o depoente cometa crimes como falso testemunho, seja imediatamente denunciado pelo Ministério Público.

- Não vamos esperar o relatório da CPI para pedir o indiciamento de quem está mentindo e atrapalhando - disse Delcídio.

A SEMANA DO MENSALÃO

HOJE: Os parlamentares da CPI vão se dedicar ao cruzamento de informações coletadas até agora. Espera-se que cheguem à comissão os depoimentos prestados informalmente por Delúbio Soares, tesoureiro licenciado do PT, e Marcos Valério, empresário que teria ajudado a financiar o caixa dois petista. É aguardado ainda o envio da lista de quem sacou recursos das contas das empresas do PT dentro do esquema de financiamento de campanha.

AMANHÃ: O secretário-geral licenciado do PT, Sílvio Pereira, prestará depoimento. Será o primeiro dirigente petista acusado de envolvimento com o suposto pagamento de mensalão a ser ouvido pela comissão. Também será questionado sobre a montagem de esquema paralelo de financiamento de campanhas do PT e aliados.

QUARTA-FEIRA: Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT que protagoniza com Marcos Valério as denúncias de mensalão e caixa dois de campanha, depõe na CPI. O grande tema será a tomada de empréstimos por Marcos Valério para abastecer o caixa dois e se estes recursos serviam ao pagamento do mensalão.

QUINTA-FEIRA: O empresário Marcos Valério voltará a depor na CPI. Vai encontrar ânimos acirrados entre os parlamentares, já que está comprovado que ele mentiu em seu primeiro depoimento. O enfoque da comissão serão as cobranças sobre a última versão que apresentou - de que pegou empréstimos para repassar ao caixa dois do PT. Ele será confrontado com as declarações de Delúbio no dia anterior.

Legenda da foto: MARCOS VALÉRIO sai de casa em BH: publicitário depõe na CPI na quinta-feira